O treinador do Belenenses admitiu esta segunda-feira o favoritismo do Vitória de Guimarães nas meias-finais da Taça de Portugal de futebol, mas garantiu que o objetivo dos "azuis" é o apuramento para a final.

Mitchell van der Gaag, que falava na conferência de antevisão do jogo da primeira mão, começou por destacar a importância da partida de quarta-feira, em que o Belenenses terá pela frente um adversário com «muita qualidade» e de um escalão superior.

«O nosso objetivo é passar. Estamos na meia-final por mérito próprio, vamos jogar contra uma equipa da I Liga, que tem muita qualidade e é favorita para estes dois jogos. A Taça de Portugal tem um impacto enorme, mas para nós é mais um jogo. O objetivo é igual, mas é um jogo completamente diferente e é um bónus para esta equipa», afirmou.

O técnico holandês elogiou o percurso do conjunto minhoto, que eliminou «o Vitória de Setúbal, o Marítimo, o Sporting de Braga e, por isso, está num patamar diferente e é favorito», mas também realçou o trajeto da sua equipa, que «abriu os olhos a muitas pessoas».

«A equipa está confiante, tem ambição e está motivada para mostrar o seu valor contra um adversário da I Liga. Pelo campeonato que estamos a fazer, muitas pessoas abriram os olhos, porque chegámos a uma meia-final da Taça. Vai ser um bom teste para a minha equipa», frisou o holandês, que está muito perto de recolocar o Belenenses na I Liga.

De resto, Van der Gaag deixou claro que a eliminatória com o Vitória de Guimarães «não é de vida ou morte», até porque o principal objetivo da temporada «é o campeonato».

«Esta equipa já mostrou muita qualidade, já justificou muita coisa e não nos podemos esquecer. Se não passarmos à final da Taça, não quererá dizer que a nossa época não correu bem», lembrou, antes de reconhecer que as meias-finais disputadas a duas mãos acabam «por proteger as equipas grandes».

Ainda assim, Van der Gaag manteve o discurso que o tem caraterizado e, apesar de a subida de divisão poder ser uma realidade já no próximo domingo, em Penafiel, o foco está exclusivamente apontado ao primeiro jogo da meia-final da Taça.

«Ainda não penso nisso. Sei que é já no fim de semana, mas para mim é muito tempo. O próximo jogo é com o Vitória de Guimarães e depois vamos ver. Preparámos a equipa em função deste jogo e o Penafiel é só depois», reforçou.

Além do técnico, também Desmarets abordou o reencontro com o Vitória de Guimarães, cujas cores defendeu durante quatro temporadas, e prometeu que não irá festejar, caso marque um golo à antiga equipa.

«Vai ser especial. Tenho muito respeito pelo Vitória de Guimarães. Passei quatro anos numa equipa que me ajudou muito, mas agora jogo pelo Belenenses e vou fazer tudo para que passe. Se tiver possibilidade de fazer um golo, não vou festejar», disse.

O médio francês também admitiu que «o Vitória de Guimarães é favorito, porque joga na I Liga», mas garantiu que o Belenenses vai demonstrar dentro de campo que é «uma equipa de I Liga» e que vai «com tudo para tentar ganhar este primeiro jogo».

Belenenses e Vitória de Guimarães jogam a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal na quarta-feira, às 20h00, no Estádio do Restelo, em Lisboa, enquanto a segunda mão realiza-se a 17 de abril, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.