Declarações de Fábio Oliveira, treinador do Dumiense, e de João Faria, jogador do emblema de Dume, após a derrota para o Sorting por 8-0, na 4.ª ronda da Taça de Portugal.

Fábio Oliveira

Resultado é pesado? "Perder 8-0 dói, mas da forma como foi... Não viemos com autocarros. Tentámos jogar. Quando o Sporting acelera a diferença é grande. Na primeira parte o Sporting criou poucas oportunidades ou quase nenhumas. Marcaram na sequência de bolas paradas. Na segunda parte arriscámos e sofremos logo o terceiro. Depois foi sofrer. Entrou o Gyökeres, o Edwards... o Sporting meteu a carne toda no assador."

O que leva do jogo: "O que fica é ver os meus jogadores a chorarem antes do jogo. É um momento único na história do clube. Sabíamos que iríamos sofrer muito. Os golos desmontaram a nossa tentativa de transitar e criar perigo. O que fica é uma derrota pesada, mas é preciso ver que estamos a falar de realidades diferentes. Não há muito que contar sobre o jogo."

Diferença de qualidade: "Há coisas que não se controlam e a qualidade é uma delas. Os meus jogadores estão no Campeonato de Portugal e o Sporting na Primeira Liga. Se não fosse assim era mais simples. Somos um clube humilde e de gente séria. Precisamos do apoio dos adeptos no campeonato. As coisas não têm corrido bem. Cabe-nos trabalhar e dar uma boa resposta no próximo jogo."

João Faria

Marcou o golo do Varzim que eliminou o Sporting na temporada passada: "Foi diferente, sabíamos que íamos apanhar um Sporting muito forte. Este ano, o Sporting está mais forte, acredita mais em si. No ano passado, sentimos que não estavam a acreditar muito, estavam em baixo e na ideia, notava-se nos movimentos."

Resultado é duro? "Tínhamos uma ideia bem trabalhada e na primeira parte conseguimos executar bem essa ideia, pressionámos alto quando tínhamos de pressionar e baixámos o bloco quando tínhamos de baixar. Não viemos aqui com nenhum autocarro nem nada, tivemos sempre bloco médio baixo, nunca bloco baixo. Na segunda parte, em função do resultado, decidimos arriscar, mas quando se dá uma abébia eles vão por ali abaixo e não temos hipótese. Fica muito difícil."

Presença de muitos adeptos em Alvalade: "Sabemos que é muito difícil esta viagem para eles, sabemos que eles estão orgulhosos, nós também estamos e agradecer por todos os quilómetros que fizeram para apoiar o clube."

O Sporting goleou hoje em casa o Dumiense, do quarto escalão do futebol português, por 8-0, com um ‘hat-trick’ de Paulinho, aos 28, 58 e 71 minutos, e qualificou-se para os oitavos de final da Taça de Portugal.

Os outros tentos foram apontados por Luís Neto (oito minutos), Trincão (46), Coates (53), em dia de 342.º jogo pelo clube, igualando o máximo de um estrangeiro, do brasileiro Anderson Polga, Nuno Santos (75, de penálti) e Gyökeres (83).

A formação ‘leonina’ segue no terceiro lugar do ranking de troféus na Taça de Portugal, com 17, o último arrebatado em 2018/19, após uma final com o FC Porto decidida no desempate por grandes penalidades (5-4, após 2-2 nos 120 minutos).