Os mais novos deram o exemplo e a equipa de sub-19 do Benfica foi, ao início da tarde desta quarta-feira, vencer ao terreno do Leipzig por 3-0 na 5ª jornada da UEFA Youth League, Liga jovem da UEFA. Dois golos marcados ainda na primeira parte fizeram a diferença, num resultado que coloca desde já, com uma partida ainda por disputar, as 'águias' nos oitavos-de-final da prova, na qualidade de vencedoras do Grupo G.

Os 'encarnados' entraram para este encontro da encontro a saber que o Lyon, principal rival na corrida ao primeiro posto, tinha perdido na visita ao Zenit, pelo que um triunfo garantiria não só a passagem à próxima fase, como a vitória no agrupamento.

Cedo o Benfica partiu em busca dessa vitória, com dois pontapés de canto a darem origem a lances de perigo ainda no primeiro quarto de hora de jogo. Na resposta, a turma alemã chegou a colocar a bola no fundo das redes, mas viu esse golo anulado e acabou por ser mesmo a formação portuguesa a ganhar vantagem.

Num lance de ataque conduzido pela direita Ronaldo Camará desmarcou Paulo Bernardo e este não perdoou no frente-a-frente com o guarda-redes contrário. Estavam decorridos 24 minutos de jogo e só foi preciso esperar mais quatro pelo 2-0. Desta feita foi o lateral-esquerdo Rafael Rodrigues a assistir Gonçalo Ramos, que rematou em força para o 2-0.

Os anfitriões procuraram reagir e só uma grande defesa de Celton Biai, guarda-redes do Benfica, já perto do intervalo permitiu que o resultado não sofresse mais alterações até ao intervalo. Na segunda parte tudo ficou ainda mais fácil para as jovens 'águias' quando, aos 58 minutos, o Lepizig e viu reduzido a dez elementos. A turma alemã, porém, não baixou os braços e criou logo a seguir a sua melhor oportunidade de golo do encontro, num remate devolvido pela trave da baliza de Biai.

Em superioridade numérica o Benfica acabou por chegar ao 3-0. Paulo Fernandes bisou no encontro e fixou o resultado final, na sequência de uma excelente iniciativa individual. A turma 'encarnada', duas vezes finalista vencida da competição, que na derradeira jornada vai receber o Zenit, segue assim desde já diretamente para os oitavos-de-final, evitando o 'play-off' que os segundos classificados de cada grupo irão disputar com os clubes provenientes do outro caminho da competição, onde se encontra o FC Porto.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.