A equipa de sub-19 do FC Porto está nos quartos-de-final da Liga dos Campeões jovens, depois de vencer o Tottenham no Olivam por 2-0.  Os comandados de Mário Silva decidiram o encontro no início da segunda parte, com golos do colombiano Angel Torres, aos 52 minutos, e de Romário Baró, aos 57, já depois de terem faturado aos três, por Fábio Silva, num golo mal invalidado pelo árbitro.

Nos ‘quartos’, fase em que caíram em 2014/15 e 2016/17, os ‘dragões’ defrontam, novamente em casa, os dinamarqueses do Midtjylland ou os ingleses do Manchester United, em 02 ou 03 de abril, na tentativa de repetirem as meias-finais de 2017/18.

No Centro de Treinos do Olival, perante o olhar de muitos jogadores do plantel principal mas também de Pinto da Costa, os jovens comandados por Marco Silva entraram fortes no encontro e só uma arbitragem desastrosa e a falta de pontaria evitaram a goleada.

Os jovens 'dragões' colocaram a bola no fundo da baliza logo aos seis minutos por Fábio Silva, avançado de 16 anos, mas o tento foi anulado (mal) por fora-de-jogo, que não exista. Aos 37 Fábio Silva teve nova oportunidade para marcar rematou para fora, num remate dentro da área.

Os ingleses, que chegaram a esta fase depois de eliminar o PAOK da Grécia no play-off (foram segundos no grupo B, atrás do Barcelona), equilibraram o jogo perto do intervalo com Fábio Silva a estar novamente perto do golo, aos 37 minutos, e os ‘spurs’ a terem a sua única grande ocasião, aos 45, com Bennett a rematar e Diogo Costa a defender, superiormente, com o pé esquerdo.

O segundo tempo não foi diferente do primeiro, com o FC Porto a criar sempre mais perigo.

Os ingleses voltaram a ameaçar no início da segunda parte, em três cantos seguidos, mas, na resposta, João Mário quase marcou, aos 50 minutos, rematando fraco.

Mas os jovens 'dragões' vão responder e marcar por duas vezes em apenas cinco minutos: o colombiano Angel Torres marcou o primeiro, num remate colocado, de pé esquerdo, aos 52 minutos; aos 57 minutos, o ataque portista pressionou Eyoma, com Fábio Silva a recuperar a bola e, em boa posição para marcar, a tocar para o lado, para Romário Baró encostar para a baliza deserta.

O Tottenham ainda tentou reentrar na discussão da eliminatória, mas foi o FC Porto que esteve mais perto de voltar a marcar, nomeadamente por Fábio Silva, aos 59 e 68 minutos, e Afonso Sousa, aos 76.

Na próxima ronda o FC Porto vai defrontar, a 2 ou 3 de abril, o Midtyjlland ou o Manchester United, equipas que medem forças ainda esta quarta-feira. O Real Madrid, Dínamo Zagreb, Hoffenheim, Lyon e Barcelona já estão nos quartos de final da prova.

Ficha de jogo

Jogo no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival.

FC Porto – Tottenham, 2-0.

Ao intervalo: 0-0.

Marcadores:

1-0, Angel Torres, 52 minutos.

2-0, Romário Baró, 57.

- FC Porto: Diogo Costa, Tomás Esteves, Diogo Queirós, Diogo Leite, Tiago Lopes, Mor Ndiaye, Fábio Vieira, João Mário (Afonso Sousa, 74), Angel Torres (Gonçalo Borges, 90+1), Fábio Silva (Taddeus Fomakwang, 90+1) e Romário Baró (Vítor Ferreira, 82).

Suplentes: Francisco Meixedo, Tiago Matos, Pedro Justiniano, Vítor Ferreira, Afonso Sousa, Gonçalo Borges e Taddeus Fomakwang).

Treinador: Mário Silva.

- Tottenham: Brandon Austin, Dennis Cirken, Brooklyn Lyons-Foster, Timothy Eyoma, Tariq Hinds, Oliver Skipp, Harvey White, Edmond-Paris Maghoma, J'Neil Bennett (Rayan Clarke, 85), Dilan Markanday (Tashan Oakley-Boothe, 65) e Dylan Duncan (Armando Shashoua, 75).

Suplentes: Jonathan De Bie, Jonathan Dinzeyi, Jubril Okedina, Rayan Clarke, Tashan Oakley-Boothe, Armando Shashoua e Luis Binks).

Árbitro: Halil Meler (Turquia).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Timothy Eyoma (40), Fábio Silva (61) e Mor Ndiaye (85).