No dia em que o Benfica venceu, enfim, a UEFA Youth League, Luís Filipe Vieira, antigo presidente dos 'encarnados', prestou algumas declarações à CMTV nas quais falou de questões ligadas à atualidade do clube da Luz, como o seu mais que provável futuro treinador, Roger Schmidt, mas nas quais fez também questão de salientar que a aposta na formação vem já de há muitos anos e começou com a criação do Centro de Estágio do Seixal, em 2006, desvalorizando o mérito de Rui Costa na conquista agora alcançada pela equipa jovem das 'águias'.

"Este projeto começou com a inauguração do centro de estágio do Seixal, em 2006. Começo aí uma nova era do Benfica e isso era o mais importante para todos os benfiquistas. Sabemos que um jogador, para ser concretizado, precisa de cerca de dez anos de formação. Nós começámos muito atrás, mas hoje somos uma realidade em termos de formação na Europa", começou por assinalar.

Galeria: As imagens do triunfo do Benfica na Youth League
Galeria: As imagens do triunfo do Benfica na Youth League
Ver artigo

"O que é importante é que continuemos a apostar e não falemos da formação do Benfica apenas nestes momentos. Tem sido a formação do Benfica que tem permitido ao clube resultados financeiros fantásticos e libertado verbas para o clube ter a posição privilegiada a nível financeiro que neste momento tem. O Benfica tem de estar ligado à sua formação. Não é dizer que 'com a formação não ganhamos nada'. Ou aposta ou não aposta. O Benfica se tiver de vender alguém, não é nenhum jogador da formação, serão outros. Uma boa parte deles merece chegar à primeira equipa do Benfica. O mundo não está para grandes avalanches financeiras e o tempo vai provar isso", continuou, antes de falar então do atual presidente.

"Se Rui Costa tem mérito nesta conquista? Mérito é só dos treinadores e dos jogadores. O tempo que tem de passagem pelo Seixal...que eu saiba, a influência do Rui no Seixal não tem sido praticamente existente nestes anos todos", acrescentou Vieira.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.