O Sporting está, pela primeira vez, na final four da UEFA Youth League, onde vai tentar suceder ao Benfica como vencedor da prova.

Depois da goleada sobre o Ajax nos oitavos de final, a equipa jovem dos leões levou, desta feita, a melhor sobre o Liverpool, carrasco do FC Porto na ronda anterior (1-0).

Um triunfo pela margem mínima, carimbado por um golo solitário do promissor avançado Rodrigo Ribeiro a meio do segundo tempo.

Em Alcochete, o Liverpool entrou melhor e começou por se instalar no meio campo do Sporting após o apito inicial, mas sem nunca criar verdadeiro perigo. Aos poucos, os verdes e brancos foram crescendo e pertenceram-lhes mesmo as principais ocasiões de golo, já no fecho dos primeiros 45 minutos.

A segunda parte começou com lances perigosos junto das duas áreas e acabou por ser o Sporting a concretizar uma delas. David Monteiro recuperou a bola na esquerda, na zona de meio campo, e com um excelente passe a sobrevoar a defesa do Liverpool desmarcou Rodrigo Ribeiro que, isolado na cara do guarda-redes contrário, atirou para o 1-0.

Foi o sétimo golo do avançado leonino nesta Youth League.

O Liverpool partiu em busca do prejuízo e Stephenson rematou rente ao poste aos 76 minutos. Mas o Sporting também continuava a atacar com perigo e logo depois, Samuel Justo, com um bonito remate em arco, quase fez o 2-0.

Esta é a primeira vez que o Sporting vai estar na fase decisiva da UEFA Youth League, Liga jovem da UEFA, competição que FC Porto (em 2018/19) e Benfica (na temporada passada) já conquistaram. A final four vai jogar-se em Nyon, no final de abril.

O Sporting vai defrontar nas meias-finais os neerlandeses do AZ Alkmaar ou os espanhóis do Real Madrid, que se defrontam na quarta-feira.