O FC Porto está nas meias-finais da UEFA Youth League. Os jovens dragões golearam na Alemanha o Mainz por 4-1 e acompanham o Olympiacos, Nantes e AC Milan na próxima fase, onde vão medir forças com os italianos. Franceses e gregos lutam pelo outro lugar na final.
Depois de eliminar o Barcelona nos penáltis, no play-off, e o Manchester City nos oitavos de final, os alemães tentavam tirar partido do factor casa, essencial diante dos ingleses, para afastar os portugueses. Mas o FC Porto foi superior em todos os momentos do jogo e construiu uma goleada que peca por escassos, tantas foram as oportunidades desperdiçadas.
Após ter afastado, também fora, os neerlandeses do AZ Alkmaar, campeões europeus em título, os ‘azuis e brancos’ voltaram a mostrar valor na Europa, agora no recinto do Mainz, com muito público nas bancadas.
A equipa de Nuno Capucho marcou logo aos 18 minutos, por João Teixeira. O jogador iniciou a jogada, deixou em Tiago Andrade que rematou de pronto. O guarda-redes do Mainz deu um frango, deixando a bola entrar na sua baliza.
Aos 21, Tiago Andrade, em cima da pequena área, desperdiça o segundo, com o guarda-redes, instintivamente, a ceder canto no minuto anterior à melhor ocasião dos alemães.
Em contra-ataque em superioridade numérica, Dardari ficou em posição privilegiada na área, contudo errou o alvo na mesma zona onde minutos depois demorou demasiado tempo e acabou por perder o ensejo de igualar.
Esta era a fase mais emotiva do encontro e, aos 26 minutos, André Oliveira, de fora da área, atirou em arco ao poste.
Aos 32, Anha Candé meteu no prodígio Rodrigo Mora após recuperação de bola, o avançado tirou três adversários da frente, fletiu para o meio e rematou colocado, fazendo um golaço. Bebatz voou mas nada podia fazer.
Com 2-0 ao intervalo no Bruchwegstadion, o FC Porto sabia que só tinha de manter a toada no segundo tempo e ser mais eficaz, já que estava a desperdiçar muitos golos.
O futebol mais musculado e direto do Mainz esbarrava na maior qualidade técnica dos lusos que viram Gonçalo Sousa desperdiçar ocasião soberana aos 47, desperdício quase tão escandaloso quanto o de Toure, que na pequena área acertou mal na bola, que subiu, e viu Diogo Fernandes defender com brilhantismo.
Aos 72, Cardoso Varela falhou o terceiro na cara o guarda-redes local.
Marcaria de novo o FC Porto aos 73 minutos, novamente por Rodrigo Mora. O extremo interceptou um passe, isolou-se e bateu Bebatz pela terceira vez. Era o sétimo golo do avançado de 16 anos na prova, em apenas oito jogos.
Seguiram-se outros falhanços dos portistas, até que Anha Candé fez o gosto ao pé, depois de tanto falhar, fazendo o se sexto golo nesta edição da Youthe League. Com tanto espaço, o FC Porto atacou em superioridade numérica, a bola chegou ao avançado que atirou colocado, de pé esquerdo.
O Mainz marcaria o golo de honra aos 87. Dardari trabalhou na esquerda e deixou em Engel que bateu Diogo Fernandes com um remate colocado.
Nos outros jogos desta fase, o Olympiacos venceu o Bayern Munique por 3-1 e vai defrontar o Nantes nas meias-finais. Os franceses eliminaram o Copenhaga com um 5-4 nas grandes penalidades, depois de 3-3 no tempo regulamentar. O AC Milan, próximo adversário do FC Porto, afastou o Real Madrid, também nas grandes penalidades, por 4-3, depois de 1-1 nos 90 minutos.
Em 19 de abril o FC Porto, campeão em 2019, defronta o AC Milan em Nyon, onde o Panathinaikos, que afastou o Bayern Munique, joga com os franceses do Nantes, que eliminaram os dinamarqueses do Copenhaga.
O Centro Desportivo de Colovray, em Nyon, recebe a final três dias mais tarde, em 22 de abril.
Comentários