O Sporting sofreu a primeira derrota nesta edição da UEFA Youth League ao ser batido em casa pelo Besiktas por 2-1. Os jovens Leões caíram para terceiro no Grupo C, atrás de Ajax e Dortmund. O Besiktas somou os primeiros pontos na prova, depois de ter perdido em Istambul com o Sporting por 3-1.

No estádio Aurélio Pereira em Alcochete, o Besiktas foi o primeiro a marcar por Koray Yagci, aos 19 minutos. O lance nasce de um mau passe do guardião Diego Callai, que deixa a bola no jogador turco.

E nem um minuto passou e já havia novo golo dos jovens turcos. Desatenção da defesa do Sporting, Azad Demir aparece ao segundo poste a mergulhar para o 2-0, após centro da direita.

Os jovens leões reagiram aos 26 minutos, numa grande oportunidade desperdiçada por Menino. Incursão do lateral direito Gonçalo Esteves no terreno, com centro à meia altura para a área, o guardião turco defendeu para a frente, onde aparece Menino mas o jovem jogador do Sporting falhou o toque na bola à frente da baliza.

Antes do intervalo, o Sporting criou algumas oportunidades para marcar mas encontrou no guarda-redes Bilgin um osso duro de roer: travou um desvio de calcanhar e um cabeceamento de Chico Lamba.

Para o segundo tempo chegou a reação leonina, quase sempre pelo lado direito, onde o lateral Gonçalo Esteves era o mais dinâmico. Foi dele um remate de pé esquerdo que terminou nas mãos de Bilgin.

O Sporting conseguiu finalmente marcar aos 56 minutos, numa infelicidade de Badra Cissé. Travassos centrou da esquerda e, ao tentar impedir a bola de chegar a Rodrigo Ribeiro, o central turco colocou a bola no fundo da própria baliza.

A equipa de Felipe Pedro 'carregou' sobre a defensiva contrária, na procura de, pelo menos, chegar ao empate. A equipa procurava sempre o avançado Chermiti, jogador de mais de 1,90 metros, mas sem sucesso. Aos 70, o avançado ganhou nas alturas mas o cabeceamento foi para às mãos do guardião turco.

Os turcos tentavam travar a intensidade leonina com paragens e quebras de tempo, para tentar respirar, tal era a pressão do Sporting.

Os Leões carregaram nos minutos finais, nem sempre  com o melhor discernimento, mas acabaram mesmo por perder.

Com esta derrota, o Sporting caiu para terceiro no grupo, com, cinco pontos. No outro jogo, o Ajax venceu o Borussia Dortmund por 1-0 na Alemanha e apanhou os germânicos na liderança do Grupo, ambos com sete pontos. O Besiktas somou os primeiros três pontos na prova.

O primeiro classificado do agrupamento segue diretamente para os oitavos de final, enquanto o segundo vai disputar os ‘play-off’ de acesso a essa fase, com uma equipa proveniente do ‘caminho das Ligas’.

Adélio Cândido, Carlos Fernandes e Emanuel Ferro, adjuntos de Rúben Amorim, marcaram presença nas bancadas para ver este jogo da UEFA Youth League.

Ficha de jogo

Onze do Sporting: Diego Callai; Gonçalo Esteves, Emanuel Fernandes, Renato Veiga, Mateus Fernandes, Miguel Menino, Lucas Dias, Diogo Travassos, Chico Lamba, Dário Essugo e Youssef Chermiti;

Suplentes do Sporting: Diogo Pinto, João Pereira, Martim Marques, Rodrigo Ribeiro, Kiko Félix, Domingos Andrade e Samuel Justo.

Onze do Besiktas: Emre Bilgin; Serkan Emrecan Terzi; Berkay Vardar, Emirhan Ilkhan, Demir Ege Tiknaz, Koray Yagci, Emirhan Delibas, Cemal Azad Demir, Burak Selver Yildiz, Aytug Batur Kömeç e Badra Cisse;

Suplentes do Besiktas: Göktug Baytekin, Emre Aydemir, Semih Kiliçsoy, Yusuf Oral, Kadircan Bilikli, Halil Çiçek e Eray Korkmaz.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.