O coronavírus continua a fazer estragos no desporto mundial. Já são dezenas de provas de várias modalidades canceladas ou adiadas, devido ao surto de covid-19 que está a assolar o Mundo.

No meio de tantas competições de tantos desportos cancelados ou adiados, difícil é encontrar um que esteja aprazado.

Moto GP

O Mundial de Motociclismo arrancou no passado fim-de-semana no Qatar mas apenas se disputaram as provas de Moto 2 e Moto 3. A prova rainha ficou de fora e o calendário teve de ser reorganizado. Assim, o Grande Prémio da Tailândia foi marcado para o fim de semana de 22 de março, o das Américas, nos EUA, para 05 de abril e o GP da Argentina, para 19 de abril. Teremos depois provas no fim-de-semana de 3 de maio (GP de Espanha, em Jerez), 17 de maio (GP de França em Le Mans) e 31 de maio. (GP de Itália em Mugello)

Mundial de Ralis

Depois de Montecarlo (Mónaco) e Suécia, a prova segue para o México. O Mundial de Ralis decorre dentro da normalidade, apesar do surto de covid-19. Não há mexidas no calendário. A próxima prova será na Argentina, (de 23 a 26 de abril) e depois Portugal, que recebe a prova, de 21 a 24 de maio. Ainda não é certo que o Rali de Portugal seja realizado nas datas marcadas: a Federação Internacional do Automóvel (FIA) está a analisar se a prova é para avançar, assim como o Rali da Sardenha, agendado para 4 a 7 de junho.

Mundial de Superbikes

O Mundial de Superbike viu cancelada a etapa do Qatar, que seria a segunda do campeonato. O calendário não sofreu mais modificações e tem previsto a etapa da Holanda, a realizar-se de 17 a 19 de abril e a de Itália, agendada para 8 a 10 de maio. Mas é provável que venham a ser suspensos.

Ténis

Na quinta-feira a Associação de Tenistas Profissionais (ATP) anunciou a suspensão por um período de seis semanas de todos os torneios dos circuitos principal e ‘challenger’, devido à pandemia do coronavírus Covid-19. A suspensão mantém-se até 26 de abril, um dia antes do início do Estoril Open, cujo 'qualifying' começa em 25 de abril.

Em comunicado, a ATP indica que serão cancelados sete torneios, entre os quais o Masters de Indian Wells, não fazendo qualquer referência ao torneio português. Entre os torneios cancelados estão três Masters 1000 (Indian Wells, Miami e Monte Carlo), um ATP 500 (Barcelona) e três ATP 250 (Houston, Marraquexe e Hungria).

Também a WTA (Associçãode Ténis Feminino) suspendeu as provas que iriam ser realizadas nas próximas seis semanas.

Ciclismo

Foi suspenso o Giro de Itália, que iria ser realizado de 09 a 31 de maio, assim como o Strade Bianche, Tirreno-Adriático e o Milán-Sanremo. Neste momento decorre o Paris-Nice, apesar de a etapa de domingo ter sido anulada (a prova termina no sáabado). Por agora estão agendados p Tour de Flandes (5 de abril), Volta ao País Basco (de 6 a 11 de abril), París-Roubaix (12 de abril), Amstel Gold Race (19 de abril), Flecha Valona (22 de abril) e a Volta à Romandia (de 28 de abril a 3 de maio).

Snowboard

Mantém-se as finais da Taça do Mundo, previstas para este fim de semana em Veysonnaz.

Badminton

Mantém-se o calendário e os torneios de março. Esta semana disputa-se o All England, um dos torneios mais importantes do circuito.

Veja neste mapa (alguns) dos eventos já afetados pelo Covid-19

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.