O FC Porto não venceu nenhum dos clássicos que disputou este fim-de-semana. Os 'dragões' empataram com o Sporting no futebol e no hóquei em patins e perderam com o Benfica no basquetebol.
No futebol, os 'dragões' não foram além de um empate a zero bolas na receção ao Sporting, na 21.ª jornada da Primeira Liga, disputado no sábado, 27 de fevereiro. Obrigados a ganhar para colocar a desvantagem para o Sporting em sete pontos, a equipa de Sérgio Conceição até foi melhor mas pecou na finalização.
Assim, o Sporting mantém os 10 pontos de vantagem para os azuis e brancos, ficando a faltar 13 rondas para o final. Além de ter perdido uma oportunidade ficar a sete pontos dos 'leões', o FC Porto foi ultrapassado pelo SC Braga no segundo posto e pode ver o Benfica ficar a três pontos.
Antes do clássico no futebol, tinha havido outro, mas no hóquei em patins. No Dragão Arena, em dia de homenagem a Alfredo Quintana, 'leões' e 'dragões' empataram a duas bolas, na ronda 21 do principal campeonato nacional de hóquei em patins.
Os 'dragões', orientados pelo espanhol Guillem Cabestany, chegaram ao clássico na liderança, depois de 14 jogos sem derrotas e 10 vitórias seguidas, pelo que o Sporting sabia que este seria um desafio complicado.
Gonçalo Alves fez os golos dos 'dragões, Gonzalo Romero e João Souto marcaram para os 'leões'.
A equipa de Paulo Freitas colocou um ponto final na série de 10 triunfos consecutivos do FC Porto, equipa que estendeu para 15 o número de jogos sem perder.
Nas contas do campeonato, o FC Porto continua na liderança, com 48 pontos, mas agora na companhia do OC Barcelos, que venceu O Riba D'Ave por 83 e igualou os 'dragões' em pontos. O Sporting tem 37 pontos e está no 5.º posto mas tem três jogos em atraso.
Também no basquetebol, mas no domingo, 28 de fevereiro, novo clássico no Dragão Arena. O FC Porto foi batido pelo Benfica por 87-79, na 19.ª jornada do Campeonato Nacional. Com a vitória, os 'encarnados' igualaram os 'azuis e brancos' no segundo lugar da prova.
Depois de um primeiro período favorável aos dragões (22-19), as águias venceram o segundo e foram para o intervalo com uma desvantagem de apenas um ponto (38-37).
No recomeço da partida, o Benfica aproveitou o ascendente para vencer o terceiro período por 17-29 e 'cavar' uma distância de 11 pontos que o FC Porto, apesar da vitória no último período (24-21), não foi capaz de reverter por completo, acabando por ser derrotado por oito pontos de diferença.
Quincy Miller-Scott, do Benfica, foi o melhor marcador da partida com 24 pontos, seguido de Jalen Riley, do FC Porto, com 19.
A vitória permitiu às águias igualar os 34 pontos do FC Porto (com menos um jogo) na classificação da fase regular do campeonato, com as duas equipas a ficarem a três pontos do Sporting, líder da prova.
Comentários