A justiça francesa ordenou esta terça-feira (10) o julgamento de seis pessoas próximas de Paul Pogba, entre elas o seu irmão Mathias, pelo sequestro e extorsão do jogador em 2022, informaram fontes próximas do caso à AFP.
Os dois juízes de instrução de Paris, que tomaram a decisão, suspeitam que os cinco acusados reuniram-se no dia 19 de março de 2022 para obrigar Paul a ajudar o irmão Mathias financeiramente.
Na altura, dois homens sequestraram e atacaram Pogba, atualmente suspenso por doping, e pediram 13 milhões de euros de resgate.
Mathias Pogba, que não estava presente nesse dia, é suspeito de "exercer pressão sobre o seu irmão Paul e a sua família para garantir o pagamento da quantia", segundo o despacho ao qual a AFP teve acesso.
Durante a investigação, Mathias afirmou que temeu pela sua segurança pela dos seus amigos, antes de declarar em depoimento aos juízes que os outros dois suspeitos estavam a manipula-lo.
Embora a quantia nunca tenha sido paga, os juízes detectaram transferências de fundos e valores por parte de Paul Poga a cinco amigos próximos, num montante total de quase 250 mil euros.
Ao longo da investigação, os acusados desenvolveram "uma posição comum", segundo os juízes, ao se apresentarem como vítimas da "pressão e agressão" dos dois homens armados apontados como autores intelectuais do crime, mas que não foram identificados.
Os três amigos de infância e os dois velhos conhecidos do bairro de Roissy-en-Brie, na periferia de Paris, onde os irmãos Pogba cresceram, serão julgados por extorsão, sequestro e associação criminosa, entre outras acusações.
O caso tornou-se público em meados de 2022, quando Mathias Pogba publicou um vídeo no qual acusava o seu irmão Paul de o ter abandonado.
Paul Pogba cumpre suspensão por doping
De recordar que Paul Pogba foi suspenso quatro anos por doping pelo tribunal antidopagem em Itália, no início de 2024, após a uma análise positiva à testosterona em agosto de 2023.
A pena pedida pelos procuradores foi aplicada ao médio francês, noticiaram as agências noticiosas France-Presse e Associated Press, e Pogba pode agora recorrer da decisão para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS). Também à France-Presse, fonte próxima do médio garantiu que este vai apresentar recurso.
Em causa está um teste positivo para testosterona, substância que é um esteroide anabolizante e ajuda a acelerar o desenvolvimento muscular, num controlo de rotina feito pela Liga italiana no encontro entre a Juventus e a Udinese, em 20 de agosto do ano passado, no qual não somou quaisquer minutos em campo.
Para explicar este teste positivo, a representação do jogador anunciou, em setembro último, que os metabólitos da testosterona provinham de um suplemento alimentar prescrito por um médico que o jogador consultou nos Estados Unidos, e o jogador recusou um acordo para evitar a pena máxima.
O campeão do mundo pela França em 2018, que marcou na final ante a Croácia (4-2), só tinha alinhado em duas partidas em 2023/24, a último delas em 03 de setembro de 2023, e desde que voltou aos italianos, em que já tinha jogado entre 2012 e 2016, alinhou em 12 partidas ao todo, em mais de época e meia.
Pelo meio, representou o Manchester United, numa carreira condecorada, que conta com o título mundial de 2018 com os ‘bleus’, uma Liga Europa com os ‘red devils’ de José Mourinho, quatro campeonatos de Itália e outros troféus, como a Liga das Nações, em 2021.
Formado no Le Havre, somou 91 internacionalizações pela França, que não representa desde 2022, e faz 31 anos no próximo mês, pelo que a suspensão pode terminar-lhe a carreira.
Comentários