O ano de 2022, que agora começa, vai presentear-nos com vários eventos desportivos de grande dimensão, entre eles, claro, o muito aguardado Campeonato do Mundo de Futebol de 2022, no Qatar, que desta feita - e ao contrário do que é habitual - não vai decorrer em junho/julho, mas sim em novembro/dezembro, devido às condições climatéricas do país anfitrião.

Assim, e até lá, serão muitas as datas que os amantes do desporto devem assinalar nos seus calendários, para não perderem pitada das emoções que os aguardam. Logo em fevereiro, por exemplo, Pequim vai albergar os Jogos Olímpicos (e Paralímpicos) de Inverno, numa edição marcada já por muitas questões políticas. Estes Jogos surgem 14 anos depois de Pequim ter também recebido os Jogos Olímpicos de Verão, com a capital da China a tornar-se assim na primeira cidade a ser palco de ambos os eventos.

Mas há mais, muito mais. No verão vamos ter, por exemplo, a fase final do Campeonato da Europa Feminino de Futebol, que vai decorrer em Inglaterra e que foi adiada pela UEFA de 2021 para 2022 devido à COVID-19. E, já a abrir o ano, em janeiro, Camarões recebe a CAN - Taça de África das Nações - antes de se jogar, no início de Fevereiro, nos Emirados Árabes Unidos, o Mundial de Clubes, com dois treinadores portugueses em cena. Mas há mais, muito mais.

Portugal luta por lugar no Qatar em março

Se é certa a realização do Campeonato do Mundo de Futebol em novembro/dezembro no Qatar, não é certo que Portugal lá esteja. A seleção portuguesa de futebol vai ter em março a derradeira oportunidade para se apurar para o próximo Mundial, quando disputar os ‘play-offs’ de acesso à fase final, nos quais vai começar por defrontar a Turquia, em solo nacional, em março de 2022.

Caso ultrapasse a oposição turca, o conjunto comandado por Fernando Santos voltará a jogar em casa, então diante da campeã europeia, Itália, ou da Macedónia do Norte, sendo que o futuro do selecionador nacional – muito contestado após o desaire com os sérvios - no cargo está claramente dependente do apuramento para o Mundial.

Além destes decisivos 'play-offs', em 2022 Portugal participará também na terceira edição da Liga das Nações, onde vai medir forças, na fase de grupos, com Espanha, Suíça e República Checa. Os encontros desta fase de grupos estão marcados para julho, julho e setembro.

Os candidatos do costume aos troféus futebolísticos a nível interno

Nas competições internas de futebol, o primeiro troféu a ser atribuído em 2022 será a Taça da Liga, em finais de janeiro, em Leiria. Para dia 25 está marcada a primeira meia final, entre Benfica e Boavista, com Sporting e Santa Clara a medirem forças na outra semi-final no dia seguinte. A final joga-se a 29 de janeiro.

Duas semanas antes serão conhecidos dos semi-finalistas da Taça de Portugal, com os quartos de final - já sem os finalista da última época, Benfica e Sp.Braga, em cena - a serem jogados entre 13 e 15 de janeiro. As meias-finais serão, depois, jogadas a 9 de fevereiro (1.ª mão) e 2 de março (2.ª mão) e a final - que deverá regressar ao Estádio Nacional, no Jamor - terá lugar a 22 de maio, uma semana depois do fecho da I Liga.

Pelo meio, teremos Sporting e Benfica em ação nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões (entre 15 de fevereiro e 15 de março) e FC Porto e Sp.Braga em campo no 'play-off' de acesso à fase a eliminar da Liga Europa (a 17 e 24 de fevereiro).

Seleções de futsal e hóquei defendem títulos

Nas restantes modalidades, o destaque vai para a defesa de dois títulos de seleções por parte de Portugal. A primeira já em janeiro/fevereiro.

De 19 de janeiro a 6 de fevereiro, nos Países Baixos, a seleção de Portugal de futsal tentará revalidar o inédito ceptro da Europa conquistado em 2018, cerca de três meses e meio após se ter consagrado pela primeira vez como campeã do mundo.

Quase em simultâneo, a seleção de andebol vai igualmente jogar o Campeonato da Europa da modalidade. Será de 13 a 30 de janeiro, na Hungria e Eslováquia.

Já perto do fim de 2022, entre 2 e 13 de novembro, Portugal procurará ‘bisar’ no Mundial de hóquei em patins, depois de ter terminado um ‘jejum’ de 16 anos em 2019, numa prova inserida nos World Skate Games, que na Argentina reunirão todas as disciplinas da patinagem.

Também a de futebol de praia estará em destaque, com a equipa das ‘quinas’ a almejar um histórico tetracampeonato europeu durante o verão.

Pichardo, Patrícia Mamona, Jorge Fonseca e Fernando Pimenta apontam a mais medalhas, entre outros destaques

Heróis olímpicos lusos ao conquistarem as quatro medalhas portuguesas nos Jogos Olímpicos de Verão de Tóquio, no verão de 2021, Pedro Pablo Pichardo, Patrícia Mamona, Fernando Pimenta e Jorge Fonseca vão tentar, todos eles, ampliar o seu ‘espólio’ nos principais eventos das suas modalidades em 2022.

No atletismo teremos o Campeonato do Mundo em pista coberta, de 11 a 13 de março, os Mundiais ao ar livre, entre 15 e 24 de julho, nos Estados Unidos e os Campeonatos Europeus, de 11 a 21 de agosto, em Munique.

Na canoagem, Fernando Pimenta defenderá o título mundial de K1 1.000 metros no Canadá, entre 3 e 7 de agosto, e aponta também ao Campeonato do Mundo de maratona, que vai ser organizado em 26 e 27 de setembro, justamente em Ponte de Lima, a sua terra natal.

No ciclismo, Iúri Leitão, os gémeos Rui e Ivo Oliveira, e Maria Martins vão disputar os mundiais de ciclismo de pista, em França, de 12 a 16 de outubro, enquanto João Almeida, agora ao serviço de uma nova equipa (a UAE Emirates), deverá voltar a tentar dar cartas na Volta a Itália, de 6 a 29 de maio.

Filipa Martins, prodígio da ginástica nacional, vai fechar 2022 com os Mundiais de Inglaterra, entre 29 outubro e 6 novembro, e na natação haverá Mundiais de 13 a 29 de maio, no Japão. Frederico Morais vai continuar pelo circuito mundial de surf, e no judo Jorge Fonseca e Telma Monteiro vão liderar as cores nacionais nos Europeus da Bulgária, entre 29 de abril a 1 de maio, e nos Mundiais do Uzbequistão, de 7 a 14 de agosto.

Nos desportos motorizados, já decorre o Dakar, com vários pilotos lusos em cena. Miguel Oliveira (MotoGP), António Félix da Costa (Fórmula E) e Filipe Albuquerque (Mundial de resistência automóvel) vão procurar repetir êxitos recentes, num ano de 2022 em que, ao contrário do que sucedeu em 2021, não teremos GP de Portugal em Fórmula 1, mas em que voltaremos a ter GP de Portugal em MotoGP. A corrida está marcada para 24 de abril, no Algarve.

Os principais eventos desportivos (nacionais e internacionais) de 2022, mês a mês

Janeiro

9 janeiro
Futebol - Taça das Nações Africanas, nos Camarões, até 6 de fevereiro.

11 janeiro
Futebol - Quartos de final da Taça de Portugal, até 13 de janeiro.

13 janeiro
Andebol - Campeonato da Europa, até 30 de janeiro com a presença da seleção portuguesa.

17 janeiro
Ténis - Austrália Open, até 30 de janeiro.

19 janeiro
Futsal - Europeu, nos Países Baixos até 6 de fevereiro, com presença da seleção portuguesa.

25 janeiro
Futebol - Final Four Taça da Liga, até 29 de janeiro, em Leiria.

Fevereiro

2 fevereiro
Jogos Olímpicos de Inverno - Até 20 de fevereiro, em Pequim, na China.

3 fevereiro
Futebol - Campeonato do Mundo de Clubes, até 12 de fevereiro.

5 fevereiro
Râguebi - Início do Torneio das 6 Nações

6 fevereiro
Futebol Americano - Super Bowl LVI

9 fevereiro
Futebol - 1.ª mão das meias-finais da Taça de Portugal

16 fevereiro
Ciclismo - Volta ao Algarve, até 20 de fevereiro.

Março

2 março
MotoGP - Arranque da época, com o Grande Prémio de Doha.

2 março
Futebol - 2.ª mão das meias-finais da Taça de Portugal

4 março
Jogos Paralímpicos de Inverno - até 13 de março em Pequim, China

4 março
Críquete - Campeonato do Mundo Feminino, até 3 de abril, Nova Zelândia

18 março
Fórmula 1 - Arranque da época com o GP do Bahrain.

24 março
Futebol - Play-off de apuramento para o Mundial do Qatar, com presença da seleção de Portugal, até dia 29.

Abril

1 abril
Futebol - Sorteio da Fase de Grupos do Campeonato do Mundo.

16 abril
Snooker - World Snooker Championship, Crucible Theatre (Sheffield)

21 abril
MotoGP - Grande Prémio do Algarve, 5.ª prova do Mundial, em Portimão, até 24 de abril.

24 abril
Ténis - Estoril Open, até 2 de maio.

Maio

6 maio
Ciclismo - Volta a Itália arranca, até 29 de maio.

13 maio
Natação - Campeonatos do Mundo de piscina longa, em Fukuoka, Japão, até 29.

15 maio
Futebol - 34.ª e última jornada da I Liga.

16 maio
Ténis - Open de França, Roland Garros, até 5 de junho.

18 maio
Futebol - Final da Liga Europa, em Sevilha.

19 maio
Automobilismo - Rali de Portugal, até dia 22 de maio, em Coimbra.

19 maio
Superbikes - 3.ª prova do Mundial, no Autódromo de Estoril.

22 maio
Futebol - Final da Taça de Portugal.

22 maio
Futebol - Final da Liga dos Campeões feminina, em Turim.

25 maio
Futebol - Final da Liga da Liga Conferência, em Tirana.

28 maio
Futebol - Final da Liga dos Campeões, em São Petersburgo.

Junho

2 junho
Basquetebol - Arranque das finais da NBA

11 junho
Automobilismo - 24 horas de Le Mans.

27 junho
Ténis - Torneio de Wimbledon, até 10 de julho.

Julho

1 julho
Ciclismo - Volta a França, em Copenhaga, até 24 de julho.

6 julho
Futebol - Campeonato da Europa de futebol feminino, em Inglaterra, até 31 de julho.

15 julho
Atletismo - Campeonatos do Mundo, em Oregon, EUA, até 24 de julho.

Agosto

10 agosto
Ciclismo - Volta a Portugal em Bicicleta, até 21 de agosto.

12 agosto
Ciclismo - Volta a Espanha, em Utrecht, até 4 de setembro.

26 agosto
Voleibol - Campeonato do Mundo, na Rússia, até 11 de setembro.

29 agosto
Ténis - US Open, até 11 de setembro.

Setembro

1 setembro
Basquetebol - Campeonato da Europa, até 18 de setembro.

18 setembro
Ciclismo - Campeonatos do Mundo de Estrada, até 25 de setembro, Nova Gales do Sul, Austrália

23 setembro
Ténis - Laver Cup, Inglaterra

Outubro

8 outubro
Râguebi - Campeonato do Mundo de Râguebi feminino, até 12 de novembro, Nova Zelâdia

12 outubro
Ciclismo - Campeonatos do Mundo de Ciclismo de Pista, até 16 de outubro, França

Novembro

2 novembro
Hóquei em Patins - Campeonato do Mundo, na Argentina, até 13 de novembro.

21 novembro
Futebol - Campeonato do Mundo, no Qatar, até 18 de dezembro.

Data a confirmar
Ténis - Davis Cup Finals

Ténis, ATP Finals, Turim, Itália

Ténis - WTA Finals, Shenzhen, China

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.