A Federação Angolana de Futebol e os clubes e as associações desportivas do país lamentaram hoje a morte do ex-presidente de Angola José Eduardo dos Santos, vítima de doença, em Barcelona.

Numa nota conjunta, os organismos desportivos consideraram José Eduardo dos Santos um fervoroso amante do futebol e destacaram o seu contributo em prol do ‘desporto rei’ em território angolano e não só.

“Não é segredo que o futebol era das suas maiores paixões. Muitas vezes, desceu aos relvados para treinar e transmitir ideias de jogo aos ‘Palancas Negras’ - Morreu o ‘Desportista emprestado à Política’”, lê-se no documento.

Os organismos lembraram ainda que José Eduardo dos Santos criou a Academia de Futebol de Angola (AFA), e endereçaram os sentimentos de pesar à família enlutada.

O ex-Presidente de Angola José Eduardo dos Santos morreu na sexta-feira, aos 79 anos, numa clínica em Barcelona, Espanha, após semanas de internamento.

Eduardo dos Santos sucedeu a Agostinho Neto como Presidente de Angola, em 1979, e deixou o cargo em 2017, cumprindo uma das mais longas presidências no mundo, pontuada por acusações de corrupção e nepotismo.

Em 2017, renunciou a recandidatar-se e o atual Presidente, João Lourenço, sucedeu-lhe no cargo, tendo sido eleito também pelo Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), partido no governo desde que o país se tornou independente de Portugal em 1975.