A Câmara do Porto lança na segunda-feira uma aplicação móvel que agrega toda a oferta desportiva da cidade, desde os equipamentos às modalidades desportivas, disponibilizando também informações atualizadas sobre clubes e entidades, foi hoje anunciado.

Apresentada em reunião do executivo esta manhã, a plataforma “Desporto365” teve como ponto de partida o Atlas Desportivo da Cidade do Porto, atualizado a cada 10 anos e publicado pela última vez em outubro de 2009.

"Aproveitando as ferramentas tecnológicas disponíveis, entendemos que esta seria a oportunidade para tornarmos esta informação desportiva mais acessível, mais interativa, mais fácil e versátil de explorar e, também, de a manter permanentemente atualizada", explicou Catarina Araújo, vereadora da Juventude e Desporto.

A informação, já disponível num ‘website’ criado para o efeito - desporto365.porto.pt -, estará disponível gratuitamente no início da próxima semana numa aplicação móvel, que pode ser descarregada gratuitamente.

Além de identificar os equipamentos e os serviços relacionados com a prática da atividade física e desportiva na cidade, a aplicação móvel permite, por exemplo, perceber a localização e distribuição espacial de todos os clubes e equipamentos desportivos da cidade, mas também realizar uma série de pesquisas mais direcionadas, filtrando os resultados por modalidade desportiva, zonas, idade/género, clube e infraestruturas, adiantou Catarina Araújo.

É ainda possível consultar toda a oferta municipal ao nível de equipamentos e de programas desportivos dinamizados pela empresa municipal Ágora.

A ‘app’ tem, ainda, outras funcionalidades, como a georreferenciação do utilizador e a informação sobre os equipamentos desportivos que se encontram mais próximos, através de um módulo de realidade aumentada.

"Acreditamos, sinceramente, que esta ferramenta digital vai potenciar as oportunidades de acesso aos equipamentos desportivos da cidade, possibilitando ainda uma procura ajustada às necessidades de cada cidadão, em função da vasta oferta de serviços atualmente disponível na cidade do Porto", referiu ainda Catarina Araújo.

Paralelamente, este trabalho constitui uma importante ferramenta para os decisores públicos e para todo o conjunto de agentes desportivos, "quer na gestão corrente dos seus equipamentos, quer na identificação de novas oportunidades e planeamento de futuras intervenções", acrescentou.

Em permanente atualização, a plataforma "Desporto365" centraliza atualmente informação detalhada sobre as mais de 250 entidades que se dedicam à prática desportiva na cidade e os mais de 300 equipamentos, privados e municipais, onde são disponibilizadas cerca de 200 modalidades desportivas.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.