A realização das Supertaças femininas de futsal e de andebol em Castelo Branco, em 17 de setembro, é importante para descentralizar os eventos desportivos e promover a prática das modalidades em todo o território, sublinharam hoje ambas as federações.

Às 11:00 a formação de futsal do Benfica, detentora do troféu, campeã nacional e vencedora da Taça de Portugal, defronta no Pavilhão Municipal de Castelo Branco a finalista vencida nas duas provas, a equipa do Nun`Álvares.

A Supertaça feminina de andebol vai ser jogada às 16:00, entre o bicampeão nacional Benfica, que vai defender o título, e a Madeira SAD, a quem o primeiro troféu da época escapa desde 2018.

Segundo Pedro Dias, diretor da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), organizar competições de relevo “em territórios de baixa densidade populacional tem sido uma prioridade”.

Pedro Dias disse hoje, durante a apresentação das Supertaças femininas de futsal e de andebol, numa intervenção por videochamada, na sessão realizada na Câmara Municipal de Castelo Branco, que a FPF tem “tentado descentralizar estes eventos desportivos”.

Para o presidente da Federação de Andebol de Portugal, Miguel Laranjeiro, um dos motivos de valorização destas disputas é “ser em Castelo Branco”.

“Temos tentado tornar o país cada vez mais pequeno e levado excelente andebol a todas as regiões”, salientou o dirigente, também por videoconferência.

O presidente do município albicastrense, Leopoldo Rodrigues, enfatizou a disputa das Supertaças como uma oportunidade “para a promoção do desporto, para a promoção do andebol e do futsal no feminino”, além de ter destacado “a importância” de trazer a este território “equipas que se distinguem nas competições nacionais”.

Miguel Laranjeiro, que salientou a “comunhão entre as duas modalidades”, um “sinal de que é possível trabalhar em conjunto no desporto”, fez um apelo para que os adeptos se desloquem ao pavilhão para assistir aos jogos.

“Os que gostam mais de futsal podem experimentar ver também andebol e os que gostam mais de andebol podem ir ver um bom jogo de futsal”, disse.

Na opinião do diretor da FPF, Pedro Dias, estão reunidas as condições para a realização de duas boas competições.

“Estamos seguros que no dia 17 teremos dois grandes jogos de promoção do andebol e do futebol e, acima de tudo, que sejam dois grandes jogos de promoção da prática desportiva”, enfatizou o responsável pelo futsal na FPF.

O autarca albicastrense acentuou que, além da prática do desporto, o evento deve ser também um incentivo “à ética e à responsabilidade”, sublinhando que, embora se trate de uma competição e estejam em causa resultados, é necessário promover “atitudes positivas” e “saber perder e saber ganhar”, assim como “o respeito pelo adversário”.

Esta é a segunda vez que as duas competições são organizadas em conjunto, depois de o mesmo ter acontecido em Viseu.

Leopoldo Rodrigues informou que os bilhetes são distribuídos gratuitamente entre terça-feira e sábado, quatro a cada pessoa, dois para cada jogo, na Associação de Futebol de Castelo Branco, no Cine-Teatro, na Casa do Benfica ou no Pavilhão Municipal.