Numa sessão que decorreu no Salão de Festas do Centro Municipal de Juventude, o Presidente da Câmara, Vítor Costa, anunciou a candidatura e acredita que Vila do Conde reúne as condições necessárias que permitirão percorrer, ao lado dos jovens vilacondenses, um caminho que levará a cidade a conquistar este título.

A escolha do Dia de Vila do Conde para a apresentação da candidatura significa associar este projeto à força das nossas gentes e à nossa identidade. No entanto, Vítor Costa considera que “Vila do Conde é também futuro e o futuro são os jovens e é para eles e com eles que temos que construir um futuro mais participativo e mais participado”.

A atleta Ana Catarina Monteiro é o rosto desta candidatura a Capital Europeia da Juventude porque nela está representado o “esforço, a capacidade de construir, a dedicação e o amor à causa”, acrescentou o Presidente da Câmara Municipal.

A comissária da candidatura deseja uma cidade melhor, mais apelativa para os jovens e não tem dúvidas que, a nível estrutural Vila do Conde responde positivamente. Acredita que com a participação dos jovens, do movimento associativo, das escolas, das Juntas de Freguesia e todos quantos se queiram juntar, a nossa cidade será a Capital da Juventude em 2026.

Depois desta apresentação pública, há muito trabalho a desenvolver, a candidatura será formalizada e várias ações serão desenvolvidas em simultâneo com a elaboração do Plano Municipal da Juventude.