A comitiva cabo-verdiana aos IX Jogos Desportivos da CPLP, que se realizam de 23 de julho a 2 de agosto em Luanda (Angola), deixa o país esta quinta-feira com a ambição da fazer uma boa prestação neste certame.

Liderada por Anildo Santos, a caravana cabo-verdiana será constituída por 76 integrantes, dos quais 51 atletas, 13 técnicos, uma equipa médica composta por três especialistas, oito dirigentes e um jornalista.

Cabo Verde vai competir nas modalidades de andebol, atletismo, futebol, ténis de campo, voleibol de praia e atletismo adaptado.

As seleções de atletismo e voleibol estiveram concentradas nesta última semana na ilha do Sal e as restantes na Cidade da Praia.

De acordo com o diretor-geral dos Desportos, Gerson Melo, o lema da participação de Cabo Verde nos próximos jogos da Comunidade de Países da Língua Portuguesa (CPLP) é “Formar hoje os futuros Tubarões”, numa alusão aos futuros atletas de Cabo Verde.

A delegação de Cabo Verde é apadrinhada pelo guarda-redes da seleção cabo-verdiana de futebol, Vozinha, que milita no futebol profissional angolano ao serviço do Progresso de Sambizanga, e a música "oficial" é Nós Orgulho do “happer” Jay.

A organização da IX edição dos Jogos da CPLP estima acolher na capital angolana um total de 800 atletas entre as modalidades de futebol, atletismo, andebol, basquetebol, ténis de mesa e de campo, natação, voleibol de praia, judo e atletismo para atletas adaptados.

O pavilhão multiusos da capital angolana, no estádio 11 de Novembro, o campo dos Coqueiros, o complexo da Cidadela Desportiva de Luanda e o clube de Ténis da mesma cidade são os espaços escolhidos para receber o evento.

Esta é a segunda vez que Angola acolhe os Jogos Desportivos da CPLP, depois da estreia em 2005.