O embaixador da Guiné Equatorial junto da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) justificou hoje a ausência dos Jogos de Cabo Verde com “questões internas”, assegurando no futuro a presença em todas as modalidades.

A Guiné Equatorial desistiu de participar nas competições nos Jogos da CPLP, que acontecem na ilha cabo-verdiana do Sal, mas está representada por uma delegação ministerial.

Em declarações à agência Lusa, na ilha do Sal, Tito Mba Ada lembrou que a Guiné Equatorial é o mais novo Estado-membro da comunidade, após a sua integração há dois anos.

"O importante é a presença, estamos aqui para aprender, ver e assimilar e a partir de agora a Guiné Equatorial vai participar com todas as modalidades desportivas", garantiu o embaixador.

Além do diplomata, a Guiné Equatorial está representada no evento pelo conselheiro pela área do desporto do país, que marcou presença na conferência e na reunião de ministros da Juventude e Desporto da comunidade.

"A Guiné Equatorial está presente. A minha presença aqui e a do conselheiro do desporto significa que estamos presentes e que juntos fazemos uma CPLP mais forte e mais competitiva", prosseguiu.

Justificando a desistência do futebol por "questões internas", Tito Mba Ada disse à Lusa que a primeira participação da Guiné Equatorial nos Jogos, com uma delegação ministerial, serve, sobretudo, para ganhar experiência.

Os Jogos da CPLP arrancaram hoje na ilha cabo-verdiana do Sal, com a presença de cerca de 500 jovens atletas, que vão competir nas modalidades de futebol, atletismo, andebol, taekwondo, basquetebol, natação e voleibol de praia.

As competições são destinadas a atletas de ambos os sexos dos sub-16, exceto a natação e o atletismo paralímpico em que podem participar atletas dos sub-20.

Os Jogos, que terminam no dia 24 de julho, não contam com a presença da Guiné-Bissau, que na sexta-feira anunciou a sua desistência, alegando falta de dinheiro.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.