O terceiro dia dos VIII Jogos Desportivos da CPLP foi dedicado ao voleibol de praia e ao andebol, nos escalões de sub-16.

Depois de dois dias no pavilhão e estádio do Complexo Desportivo de Mafra, os jogos foram transferidos para a praia da Foz do Lizandro onde se disputou a primeira jornada na modalidade de voleibol de praia.

Sob um sol interminente e algum vento, cinco duplas, em masculino e feminino, deram início à luta pelas medalhas. 

Portugal e Angola foram os grandes vencedores do dia. No primeiro jogo da manhã a dupla angolana formada por Alexandra Chapunga e Edith Silva venceu o par moçambicano, constituído por Elisa Simbine e Vanessa Muianga, por 2-0, com parciais de 21-19 e 21-19.

De seguida e em masculinos, Fábio Figueiredo e António Macaca, de Angola, bateram Alfredo Muchanga e Agostino Tivane, de Moçambique,  por 2-0 (21-14 e 21-18).

Portugal não deu qualquer hipóteses a São Tomé e Principe nos dois jogos da manhã. Primeiro, foi a dupla feminina constituída por Inês Pereira e Valéria Rodrigues a despachar Arlécia Baía e Licínia Lima por 2-0, com parciais de 21-7 e 21-8, um resultado que espelha a diferença entre as duas formações, quer a nível técnico, quer a nível de experiência. As santomenses apresentaram-se muito nervosas e inibidas.

Em masculino, os santomenses Alex Marques e Vadnilson Lima não tiveram grandes hipóteses frente à dupla portuguesa, formada por António Nazário e Diogo Ferreira. Portugal venceu por 2-0, pelos parciais de 21-7 e 21-8.

O Brasil só entra em campo mais tarde frente a São Tomé e Príncipe, em masculinos e feminino. As duplas de Moçambique e Portugal jogam de seguida.

Esta fase regular é disputada no sistema de todos contra todos. Os primeiros classificados integrarão numa segunda fase outro grupo de onde sairão os finalistas da competição. Os derrotados na primeira fase (o 4º e 5º classificados) disputarão a série dos últimos e o vencedor irá jogar com o terceiro do grupo da série dos primeiros para se apurar o terceiro classificado. 

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.