Hoje, ao final da tarde, chega ao Reino Unido a chama olímpica. Vinda da Grécia, a chama foi ontem acesa em Olímpia e hoje aterra no palco dos Jogos Olímpicos de 2012.

Para assinalar a data, a embaixadora britânica, Jill Gallard, recebeu na sua residência oficial várias personalidades portuguesas para comemorar a data e explicou a importância que Londres 2012 vai ter para o Reino Unido.

«Este ano é muito importante para nós. Não só pelos Jogos, mas também pelo aniversário do reinado da Rainha Isabel II. Estes jogos deixam um legado muito importante, pois vão ser os Jogos mais verdes de sempre e queremos que sejam uma inspiração para toda uma geração de jovens.»

Presente na iniciativa este também o secretário de Estado do Desporto e Juventude, Alexandre Mestre, que assumiu ser um fã dos Jogos Olímpicos.

«Sou um fã do Olimpismo e o local mais marcante que visitei até hoje foi Olímpia. Há valores defendidos pelos Jogos que são muito importantes.»

Já Vicente Moura, presidente do Comité Olímpico de Portugal, apreciou o assinalar desta data pela embaixada britânica em Lisboa.

«Acho uma ideia inédita a Embaixada britânica inglesa assinalar esta data em Portugal. A chama foi ontem acesa em Olímpia e a sua chegada a território britânico tem um simbolismo próprio e muito interessante.»

O comandante acredita que os portugueses vão vibrar com estes jogos, mas por enquanto reconhece que é altura de acompanhar a seleção nacional no Europeu que tem lugar na Polónia e na Ucrânia.

«Espero que a seleção portuguesa vá o mais longe possível, e depois sim haverá maior mediatismo à volta dos Jogos», anteviu, relembrando que é através do desporto que os portugueses têm recebido as maiores alegrias.

Uma das portuguesas que já teve a honra de transportar a chama olímpica foi Rosa Mota, antiga atleta portuguesa que conquistou o ouro na Maratona dos jogos de Seul.

«É um momento único transportar a tocha olímpica e depois ver de a chama ser acesa no Estádio Olímpico. É um momento muito especial e gratificante», recordou Rosa Mota.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.