Um judoca de Jerusalém tornou-se o primeiro atleta palestiniano da história a qualificar-se para os Jogos Olímpicos por mérito próprio e não por convite, obtendo presença em Londres2012, indicou hoje o comité olímpico palestiniano.

«Abu Rmeileh qualificou-se aos pontos e não por convite como os outros», disse Hani al-Halabi, o chefe de missão da delegação palestiniana aos Jogos de Londres2012.

Ao conquistar 20 pontos em torneios de qualificação olímpica, Maher Abu Rmeileh, 28 anos, obteve a presença para os Jogos Olímpicos de Londres onde irá participar na categoria de -73 quilos.

Até agora os atletas palestinianos participaram nos Jogos Olímpicos graças ao convite do Comité Olímpico Internacional (COI) ao país.

«Sinto-me bem. Estou muito contente por ser o primeiro palestiniano a qualificar-me para os Jogos Olímpicos. Realizei qualquer coisa de grande com a minha qualificação», disse Abu Rmeileh em declarações à agência de notícias France Press.

Rmeileh junta-se aos quatro atletas palestinianos que vão participar, eles por convite, nos Jogos de Londres: Bahaa al-Farra, de Gaza, nos 400 metros, Wurud Sawalha, de Naplouse, nos 800 metros, a nadadora Sabine Hazbun, de Belém, nos 50 m mariposa e nos 50 m livres, e o nadador Ahmed Jibril, que reside no Egipto, nos 400 m livres.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.