O nadador norte-americano Michael Phelps vai «somente» competir em sete provas nos Jogos Olímpicos Londres2012, sem poder assim reeditar as oito medalhas de ouro conquistadas em Pequim2008, anunciou hoje o seu treinador, Bob Bowman.

«Não se pode esperar que alguém faça isso duas vezes, uma já foi mais do que suficiente. Ele vai retirar os 200 metros livres do seu programa olímpico», disse o técnico sobre o seu pupilo, que suplantou o lendário recorde do compatriota Mark Spitz (sete medalhas de ouro em Munique1972).

Ainda assim, Phelps, que já conquistou 14 títulos olímpicos, conseguiu a qualificação para oito provas na capital londrina durante os “trials” (campeonatos nacionais norte-americanos), ainda a decorrer, em Omaha.

O nadador de Baltimore, com 26 anos, tem nas suas “vitrinas” 16 medalhas olímpicas, incluindo dois “bronzes” de Atenas2004, e pode vir a ultrapassar a ginasta russa Larisa Latynina, que ganhou 18 medalhas olímpicas em toda a carreira, embora só possa gabar-se de a igualar em termos de medalhas individuais.

Em quatro das provas de Londres2012, Phelps pode reclamar um terceiro título olímpico consecutivo (100 metros, 200 metros mariposa e nos 200 e 400 metros estilos), feito nunca atingido por um homem, enquanto duas nadadoras já o tenham conseguido.