O nadador norte-americano Michael Phelps, detentor de 16 medalhas olímpicas, está a encarar os seus últimos Jogos Olímpicos de forma descontraída, assumindo-se «confiante» e com vontade de se divertir em Londres2012.

«Sinto-me mais confiante, estou a encontrar as minhas sensações na água», disse o homem que tem oito títulos olímpicos, uma marca que é um recorde, a defender na capital britânica.

Com o fim da carreira à vista – anunciou que vai abandonar as piscinas depois dos Jogos londrinos -, Phelps quer simplesmente «divertir-se» na companhia do treinador Bob Bowman, não negando, contudo, que ainda tem metas a alcançar.

«Vamos instalar-nos muito confortavelmente e desfrutar da viagem», acrescentou o nadador de 27 anos que, em Londres, pode tornar-se no atleta olímpico com mais medalhas, ultrapassando a ginasta soviética Larisa Latynina, que conquistou 18.

Bem-disposto, o prodígio norte-americano gozou com a sua foto olímpica, dizendo que parece um cadastrado, e desvalorizou a suposta rivalidade com o compatriota Ryan Lochte, que o tentará destronar nos 200 e 400 metros estilos.

Segundo Phelps, o «confronto» entre os dois dá-se apenas quando jogam cartas, momento em que a natação é tema tabu.

Apesar de serem os seus quartos Jogos Olímpicos, o recordista de ouros olímpicos, que se estreou com 15 anos em Sydney, nunca desfilou na cerimónia inaugural, algo que acontecerá pela primeira vez esta sexta-feira.