A marcha portuguesa estará representada nos Jogos Olímpicos Londres2012 por quatro atletas, não se registando surpresas na pré-seleção hoje divulgada, que contempla Ana Cabecinha, Inês Henriques, Vera Santos e João Vieira.

Depois da fraca prestação de Susana Feitor no último fim-de-semana, na Taça do Mundo (66.º lugar), era consensual que as três vagas para os 20 km marcha ficavam para as outras atletas, ficando a veterana marchadora impedida de disputar os seus sextos Jogos Olímpicos, um “recorde” português agora apenas alcance do velejador João Rodrigues.

As três marchadoras portuguesas pré-selecionadas já têm experiência olímpica: Inês Henriques esteve em Atenas2004 (foi 25.ª) e Ana Cabecinha (8.ª) e Vera Santos (9.ª) participaram nos Jogos de Pequim2008.

Em Londres, João Vieira, que até agora nas grandes competições só tinha alinhado nos 20 km, vai "dobrar", competindo também em 50 km, prova em que é igualmente recordista nacional.

João Vieira só conseguiu mínimo olímpico A no passado sábado, na Taça do Mundo, "desempatando" do seu irmão gémeo Sérgio, já que ambos tinham mínimos B.

É o mais experiente do grupo, mas teve uma triste “estreia”: em Sydney2000, no dia da prova, apareceu com febre muito alta e o médico impediu a sua participação. Estrear-se-ia efetivamente em Atenas2004 (foi 10.º nos 20 km) e esteve depois em Pequim2008 (32.º). Esta será a sua terceira participação, mas a primeira em 50 km.

Nos 20 km femininos, as quatro atletas tinham mínimo A, mas Susana Feitor acabou por ser a menos consistente no conjunto das três provas de observação, ou seja Campeonato Nacional, GP Rio Maior e Taça do Mundo.

Ainda poderá vir a ser selecionada, mas só se uma das outras três por alguma razão ficar impedida de chegar aos Jogos. O mesmo sucede a Pedro Isidro, que tem mínimo B nos 50 km.

Com esta indicação, são agora oito os atletas portugueses já pré-selecionados para Londres2012: Os quatro marchadores juntam-se aos quatro maratonistas antes indicados - Jessica Augusto, Marisa Barros, Ana Dulce Félix e Rui Pedro Silva.

A seleção definitiva do atletismo deverá ser divulgada a 9 de julho, após os Campeonatos da Europa e Campeonatos de Portugal, decisivos para as provas de pista.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.