O Comité Olímpico Internacional (COI) reforçou esta segunda-feira a sua convicção na segurança dos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016, apesar do incêndio numa discoteca que matou 231 pessoas em Santa Maria, no sul do Brasil.

«A segurança de todas as pessoas envolvidas na preparação e realização dos Jogos Olímpicos é uma prioridade para o COI. Trabalhamos em estreita cooperação com o Comité Organizador dos Jogos para garantir que as normas de segurança cumprem as regras internacionais», garante o organismo.

Em comunicado, a instituição sedeada na Suíça reforça a tónica: «Não temos nenhuma dúvida de que o Rio2016 vai proporcionar um ambiente seguro para os adeptos, atletas e pessoas que trabalham para os Jogos».

Na madrugada de domingo, na pequena cidade universitária de Santa Maria, um incêndio deflagrou numa discoteca e o pânico associado ao facto das portas de emergência estarem fechadas contribuiu para a da tragédia.

De acordo com os últimos dados oficiais, morreram 231 pessoas e outras 116 ficaram feridas, o que motivou o COI a enviar as «mais profundas condolências às famílias e amigos das vítimas desta tragédia».