Angola estará representada nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro2016, no Brasil, por uma delegação de 53 elementos, entre atletas, treinadores, corpo médico e dirigentes, disse hoje (quinta-feira) à Angop, em Luanda, o chefe da comitiva, Mário Rosa.

A andebolista Luísa Kiala, 34 anos de idade, é a porta-bandeira da comitiva nos jogos que decorrerão de 5 a 21 de Agosto, de acordo com o responsável. O país compete nas modalidades de andebol, judo, natação, remo, vela e tiro aos pratos.

Relativamente a viagem para o Brasil, o também vice-presidente do Comité Olímpico Angolano (COA) avançou a possibilidade de a delegação seguir repartida, devendo o primeiro grupo de 23 elementos deslocar-se a 24 deste mês. A outra parte irá dois ou três dias depois.

Os atletas Paulo Silva (tiros aos pratos) e Ana Nóbrega (natação), convidados pelo Comité Olímpico Internacional (COI), constam entre os 53.

Mário Rosa disse ser objectivo lutar para melhoria de marcas pessoais nas modalidades individuais, enquanto o andebol deverá procurar evitar o último lugar do torneio, a fim de dignificarem o país.