A Federação Inglesa de Futebol (FA) confirmou hoje ter sido rejeitada a hipótese de disputar com seleções britânicas os torneios masculino e feminino dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

A FA pretendia uma partição no futebol enquanto Grã-Bretanha, tal como tinha sucedido em Londres2012, mas teve que abandonar a ideia face à oposição da Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.

“Depois de uma cuidadosa discussão, a FA decidiu não ter entrar com uma equipa de mulheres e de homens nos Jogos Olímpicos do Rio de 2016”, refere o organismo em comunicado.

A Federação diz-se ainda muito dececionada por não poder ir em frente com a ideia, dada a oportunidade que daria aos jogadores e jogadoras e a exposição que traria para os países.

No torneio de futebol dos Jogos Olímpicos de Londres de 2012, a Grã-Bretanha fez-se representar com uma seleção feminina e masculina, mas para que tal voltasse a acontecer seria necessário que todos concordassem, segundo uma imposição da FIFA.

Nesses jogos, as duas equipas britânicas acabaram eliminadas nos quartos-de-final.

Agora, a Escócia, o País de Gales e a Irlanda do Norte não se mostraram disponíveis para repetirem a experiência, considerando que isso pode comprometer junto da FIFA o seu estatuto de países independentes.

O presidente da Federação Galesa de Futebol, Trefor Lloyd Hughes, revelou mesmo que ficou lívido quando a FA o informou em janeiro, através de carta, da sua vontade em ter equipas britânicas.