O presidente do comité organizador dos Jogos Olímpicos Rio2016, Carlos Nuzman, assegurou hoje que o problema da poluição da baía de Guanabara estará revolvido antes do início do maior evento desportivo mundial.

“A qualidade da água é um dos pontos a que estamos atentos. Asseguro-vos que a saúde e bem-estar dos atletas é a nossa prioridade. Outras cidades olímpicas tiveram problemas semelhantes e resolveram-nos antes dos Jogos e o Rio também o fará”, disse Nuzman em conferência de imprensa, em Londres.

O presidente do comité organizador do Rio2016 viu-se obrigado a comentar a poluição na baía de Guanabara depois de dois atletas terem sido hospitalizados na sequência de um ensaio de uma regata naquele local.

A Federação Internacional de Vela (ISAF) já manifestou várias vezes publicamente apreensão pelas condições oferecidas pela baía de Guanabara, onde já vários outros eventos de preparação para os Jogos Olímpicos foram perturbados pelo lixo existente na água.

“Este é um assunto sério e nós faremos o melhor para proteger a saúde das pessoas. Uma Guanabara mais limpa será um dos principais legados dos Jogos. Não tenho qualquer dúvida que faremos as provas de vela em Guanabara”, respondeu hoje Nuzman.