A dupla angolana composta por André Matias e Jean-Luc Rasamoelina, dois atletas do Clube Naval de Luanda, concluiu um feito inédito ao carimbar o passaporte para os Jogos Olímpicos do Rio 2016, soube hoje a Angop.

De acordo com uma nota da Federação Angolana de Desportos Náuticos, a proeza aconteceu em Túnis, Tunísia, onde os remadores angolanos competiram no torneio de double peso ligeiro (LM2X), para atletas com um peso médio inferior a 70kg.

Neste evento competem 21 países, dos quais 11 apuram diretamente aos Jogos Olímpicos, sendo dois pela Europa, quatro pela Ásia, três pela América latina e um por África, lugar este alcançado por Angola.

É a primeira vez na história das Olimpíadas que Angola é representada na modalidade do Remo.

Para além do apuramento olímpico, desde 2013 que André Matias e Jean-Luc já conquistaram 3 medalhas de bronze e 2 de prata em campeonatos africanos.

O atleta André Matias já reagiu o feito ao canal desportivo da Rádio Nacional de Angola, realçando que a qualificação é fruto de muito trabalho, dedicação e crença nos objetivos preconizados.

Segundo disse, é uma meta muito difícil de se alcançar, em função de apurar apenas um representante africano aos jogos.

“É um momento muito especial por ser a primeira vez que Angola marca presença com esta modalidade nas olimpíadas”, manifestou, acrescentando que agora só resta trabalhar para dignificar da melhor forma a bandeira nacional no evento.

Já a vice-presidente para o Remo, Rosa Albuquerque, disse que os atletas empenharam-se muito, uma vez ser um desporto duro, com muito trabalho físico, muita quilometragem no mar, mas no final valeu a pena.

“Estamos todos felizes, agora é preparar-se com afinco para fazer boa figura nos jogos”, adiantou.

Além do Remo, já estão apuradas para as olimpíadas do Rio as modalidades de natação (Pedro Pinotes) e andebol feminino.