A seleção angolana sénior feminina de andebol defronta hoje às 19h50 (23h50, de Luanda), na Arena Futuro, a Roménia, para a primeira jornada do torneio olímpico Rio2016, que decorre no Brasil até 21 deste mês.
Angola busca a melhoria do 10º lugar obtido em Londres há quatro anos, mas a modesta preparação para os Jogos Olímpicos do Rio, derivada da crise económica provocada pela queda do preço do petróleo no mercado internacional, pode dificultar esta meta.
Além do Roménia-Angola, o grupo A deste torneio tem ainda para este sábado, na Arena Futuro, o Noruega-Brasil às 9h30 (13h30 em Luanda) e o Montenegro-Espanha (20h40), enquanto na série B a ronda inaugural reserva o Holanda-França (15h30), Rússia-Coreia do Sul (18h40) e Suécia-Argentina (01h50, madrugada de domingo).
As comandadas de Filipe Cruz tiveram uma partida amistosa desde que chegaram ao Rio de Janeiro com outra seleção (Rússia), tendo perdido por 29-36. Entram na prova com adversárias melhor posicionadas no ranking, pois as romenas são bronze mundial, norueguesas (campeãs olímpicas e mundiais), espanholas (vice-campeãs europeias), montenegrinas (vice-campeãs olímpicas) e as anfitriãs brasileiras (campeãs mundiais de 2013).
Em cinco participações desde 1996, em Atlanta, Angola nunca esteve ausente, sendo a melhor prestação o sétimo lugar nos Estados Unidos da América.
Comentários