O ciclista britânico Bradley Wiggins, vencedor do Tour de França em 2012 e detentor de sete medalhas olímpicas, criou a sua própria equipa de ciclismo, a ‘Team Wiggins’, com o objetivo de preparar os Jogos do Rio2016.

“O ciclismo deu-me tudo. O que quero agora é criar algo que inspire os jovens e que chegue àqueles que não estão envolvidos no desporto. A mensagem é simples: se o pude fazer, tu também podes”, assinalou Wiggins em comunicado.

A equipa, que terá a designação de ‘Team Wiggins’, contará com jovens ciclistas britânicos como Andy Tennant, Owain Doull, Mark Christian, Jon Dibben, Steven Burke, Daniel Patten, Mike Thompson e Iain Paton.

Bradley Wiggins, de 34 anos, que a 05 de janeiro ampliou o seu contrato com a equipa Sky, continuará a correr nessa formação britânica até finais de abril, momento em que regressará ao ciclismo de pista para conseguir a qualificação para o Rio2016.

O calendário da nova equipa apenas será conhecido na primavera e o diretor da Federação Britânica de Ciclismo, Ian Drake, lembrou que Wiggins “ajudou a inspirar uma geração” no Reino Unido.

“Sir Bradley ganhou o seu primeiro ouro olímpico em Sydney2000 e é impressionante ver que continua, com uma equipa própria, a quebrar barreiras, 15 anos depois. Inspirou uma geração de ciclistas britânicos”, assinalou Ian Drake.

‘Wiggo’, como também é conhecido, tem no seu palmarés quatro medalhas olímpicas de ouro, uma de prata e duas de bronze.