As canoas que vão ser utilizadas nos Jogos Olímpicos Rio2016 vão ser equipadas com um dispositivo que impedirá que as algas bloqueiem o leme, anunciou hoje federação internacional da modalidade.
A decisão foi aprovada em Madrid, numa reunião da federação internacional, na qual o presidente do organismo José Perurena, assegurou que os canoístas “não notarão nada” e “competirão em condições de igualdade”, sem risco de que as algas bloqueiem o leme de algum barco.
A competição olímpica de canoagem vai decorrer na Lagoa Rodrigo de Freitas, entre 15 e 20 de agosto, logo após as de remo, que vão realizar-se entre 06 e 13.
A organização pretende que não existam algas em ambas as competições, mas como lembrou o presidente da federação internacional estas crescem muito rapidamente.
“As algas crescem a uma velocidade vertiginosa e preocupava-nos que pudessem bloquear o leme. Por isso aprovamos a utilização de um pequeno triângulo colocado à frente do leme de forma a afastar as algas”, referiu.
A utilização do triângulo, de cinco centímetros, estava aprovada pelos fabricantes, mas necessitava de aprovação oficial da federação internacional.
Os Jogos Olímpicos Rio2016 disputam-se entre 05 e 21 de agosto.
Comentários