Os Jogos Surdolímpicos de 2021, previstos para Caxias do Sul, no Brasil, foram adiados para 2022, devido à pandemia de covid-19, anunciou hoje o Comité Internacional de Desporto para Surdos (ICSD).
Em comunicado, a entidade organizadora do evento indica que a competição, inicialmente prevista para 05 a 21 de dezembro deste ano, deverá decorrer entre 01 e 15 de maio de 2022, na cidade brasileira de Caxias do Sul, para a qual estava agendada.
O órgão máximo do desporto surdolímpico mundial garante que o adiamento foi decidido em conjunto com o comité organizador da 24.ª edição do evento, e pretende sobretudo “salvaguardar a saúde dos atletas, de todos os envolvidos na competição e da comunidade internacional”.
Portugal, que se estreou em Jogos Surdolímpicos em 1993, conquistou um total de 11 medalhas (cinco de ouro, três de prata e três de bronze) em seis edição, a última das quais disputada em Samsun, na Turquia, em 2017.
Os Jogos Surdolímpicos, inicialmente conhecidos como Jogos Internacionais Silenciosos, destinam-se a atletas com problemas auditivos, deficiência que não integra o programa dos Jogos Paralímpicos.
A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.269.346 mortos resultantes de mais de 104,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Comentários