A guarda-redes da seleção de andebol Cristina Branco será a porta-bandeira da Missão Angolana aos Jogos do Rio2016, marcada para o próximo dia 21, informou à Angop fonte oficial.

De acordo com o Chefe da Missão, o vice-presidente do COA Mário Rosa, a atleta vai desfilar com o fato oficial da caravana, ao contrário da cerimónia inaugural em que a porta-bandeira angolana vestiu um traje da região sul (Cunene) do país.

Cristina Direito Branco, guarda redes do 1º de Agosto, cumpre a sua terceira olimpíada. Esteve em Pequim 2008 e Londres 2012. No Rio de Janeiro disputou quatro jogos. Uma contusão cervical afastou-a dos últimos dois encontros (Espanha e Rússia).

A andebolista substitui a sua colega de equipa Luísa Kiala, que abriu o desfile de abertura deste evento, no passado dia 5.

A delegação de Angola, que trouxe 25 atletas e mais uma suplente (no andebol) concluiu terça-feira a sua participação nos Jogos Olímpicos que decorrem pela primeira vez num país lusófono.

Desfilaram pelos recintos olímpicos do Rio de Janeiro atletas angolanos no remo, vela, tiro, judo, natação, atletismo e andebol feminino.

Destacam-se como resultados desportivos o apuramento pela primeira vez aos quartos de final do torneio de andebol feminino, além de um novo recorde nacional nos 100 metros livres através de Ana Nobrega.