Os suíços Roger Federer e Stanislas Wawrinka, campeões olímpicos em Pequim2008, foram, esta quarta-feira, prematuramente eliminados no torneio de ténis de pares masculinos, caindo na segunda ronda frente aos israelitas Jonathan Erlich e Andy Ram.
O efusivo festejo da dupla suíça de há quatro anos não se vai repetir, já que os sextos cabeças de série foram surpreendidos, no "court" 18 do All England Club, pelos desconhecidos israelitas, especialistas de pares, que superaram um "set" de desvantagem para vencerem por 1-6, 7-6 (7-5) e 6-3, em uma hora e 39 minutos.
«Penso que jogámos um excelente primeiro `set´. As condições estavam difíceis, com muito vento e sombra, mas isso não afetou a nossa forma de jogar», disse Federer, que continua em prova em singulares para tentar conquistar o único grande título do ténis que lhe escapa.
O número um mundial lamentou o facto de a dupla não ter conseguido criar mais oportunidades no segundo parcial, mas reconheceu o mérito de Jonathan Erlich e Andy Ram por terem jogado melhor depois das sombras no "court" desaparecerem.
Nos "courts" de Wimbledon, o dia foi nefasto para antigos campeões olímpicos, já que a medalhada de ouro de Sydney2000, a norte-americana Venus Williams foi afastada pela alemã Angelique Kerber, por duplo 7-6, com 7-5 nos dois “tie-breaks”.
Semifinalista em Wimbledon, a sétima cabeça de série manteve a concentração nos momentos cruciais e anulou o sonho da mais velha das Williams de repetir o ouro de 2000, num palco onde já ganhou por cinco vezes.
Kerber, de 24 anos, irá defrentar a número um mundial, a bielorrussa Victoria Azarenka nos quartos de final, com Venus a ter ainda hipótese de conquistar uma quarta medalha de ouro caso defenda o título de campeã olímpica de pares ao lado da irmã Serena.
No entanto, a norte-americana prometeu que se vai concentrar nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, apesar de, em 2016, ter já 36 anos.