A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) define como “objetivo fundamental” para 2014/15 a qualificação da seleção de sub-21 para os Jogos Olímpicos de 2016, na nota introdutória ao orçamento para a próxima época.
No documento, a que a agência Lusa teve hoje acesso, a direção federativa reitera, tal como tinha feito no anterior orçamento, que a “época desportiva de 2014/15 tem uma vez mais como grande meta a participação das diversas seleções nacionais nas grandes competições internacionais”.
“A prioridade para a próxima época passa pela qualificação para o Campeonato da Europa de 2016”, lê-se no documento, reconhecendo que este apuramento “será o corolário lógico das presenças consecutivas que vêm acontecendo desde 1996”.
Relativamente à seleção de sub-21, a direção da FPF define como prioritária a presença nos Jogos Olímpicos de 2016, competição para a qual se qualificam os primeiros quatro classificados do Euro2015 de sub-21.
“É também para a fase final do Campeonato da Europa da categoria que aponta a participação da seleção sub-21. Nesse europeu, a disputar na República Checa, os primeiros quatro classificados conseguirão qualificação direta para os Jogos Olímpicos de 2016, que serão disputados no Rio de Janeiro. Esse é também um objetivo fundamental da FPF nos próximos anos, retomando aquela que foi a nossa última participação em Atenas2008, após as ausências nos anos de 2008 [Pequim] e 2012 [Londres]”, acrescenta o documento.
A seleção portuguesa de sub-21 lidera o Grupo 8 de qualificação para o Euro2015, com seis vitórias nos seis jogos já disputados.
“A qualificação para o Campeonato da Europa, que se iniciou em setembro de 2013, tem possibilitado um novo ciclo de vitórias desta seleção, que infelizmente, desde 2007, tem sido eliminada das diversas fases finais, depois de um brilhante historial nesta prova. Os resultados alcançados até ao momento permitem pensar de uma forma lógica que o apuramento para a fase final poderá ser uma realidade”, salienta a FPF.
Além do Europeu de sub-21 e dos Jogos Olímpicos, a FPF refere como “objetivo” a presença no Europeu de futsal, realçando a possibilidade de “alimentar o sonho” de conquistar a “inédita” qualificação para o Campeonato do Mundo de futebol feminino.
No mesmo documento, a FPF destaca a organização de “um conjunto de atividades, com elevado impacto mediático, de forma a atingir os adeptos, o público em geral e em especial toda a família de futebol, sendo o seu ponto mais alto a Gala das Quinas de Ouro”.
A reunião magna marcada para as 10:00 de sábado, na sede da FPF, em Lisboa, vai servir para apreciar, discutir e aprovar o plano de atividades e orçamento para 2014/15, assim como aprovar a ata da AG de 31 de outubro de 2013 e debater outros assuntos de interesse para o organismo.