Jéssica Augusto reiterou o seu sonho de ir aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, apesar de só ter a quarta melhor marca entre as atletas lusas e apenas poderem ir três às olimpíadas.

À margem do evento 'Abraço Olímpico', que assinalou hoje os 100 dias para o arranque dos Jogos, a atleta lusa de 34 anos espera ser chamada pela Federação de Atletismo, mas vincou que aceitará qualquer decisão. "Ainda tenho esperança de marcar presença nos próximos Jogos Olímpicos. Não me cabe a mim decidir; se fosse eu a decidir já teria tomado a decisão. Penso que tanto eu como a Filomena [Costa] merecemos o lugar. Cabe à Federação decidir", começou por dizer a maratonista.

"Há quatro anos, quando terminei em 7º lugar, tinha planeado quatro anos para me preparar para os próximos Jogos Olímpicos, independentemente da opção de ser mãe ou não ser, tinha nos meus planos de carreira ser olímpica mais uma vez e na maratona com ambições mais altas. Depois de ser sétima era legítimo pensar - com mais experiência e maratonas - pelo menos voltar a repetir um lugar de finalista, sem prometer medalhas. O meu objetivo sempre foi voltar a pisar um palco olímpico e lutar por uma melhor classificação. Será o meu objetivo, ainda para mais nesta situação. É desagradável e acho que nenhum atleta merece estar na situação em que eu estou", frisou, sem esconder alguma frustração pela indefinição, acrescentando: "Ainda para mais uma atleta que foi medalhada no último Campeonato da Europa e que tem a marca que eu tenho na maratona... infelizmente, para a Filó é melhor do que a dela a nível de marca pessoal. Mas os critérios da Federação são bem claros; apesar da alínea A ser favorável à Filó, a alínea B acho que vai a meu favor."

Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro decorrem entre 5 e 21 de agosto.