José Garcia, chefe da missão portuguesa para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, está confiante na presença de um elevado número de atletas lusos nas próximas olimpíadas e aponta mesmo à superação da marca conseguida em Londres'2012.

"Nós temos neste momento 110 atletas a serem apoiados. Gostaríamos de levá-los a todos, sabemos que essa não é a realidade e não será assim que acontecerá, mas estamos convencidos que o número de Londres2012 será ultrapassado e o número 80 também o será. Se recordarmos que em Atlanta estivemos representados com 107 atletas e se ultrapassarmos os 81 pertenceremos ao grupo das três melhores representações, por isso apontaria a um número superior a 81", afirma o responsável aos jornalistas, à margem do evento 'Abraço Olímpico', que assinala os 100 dias para o início dos Jogos Olímpicos.

Para José Garcia, as maiores dificuldades estão nos "adversários" dos atletas, mas reitera a crença na superação da comitiva. "Temos atletas que pertencem a uma elite mundial, que se encontram nos 100 melhores do Mundo, nos 20 melhores do Mundo, nos 3 melhores do Mundo e alguns são os melhores do Mundo... Portanto, dificuldades estão eles habituados a ultrapassar. Irão superar-se e nós também, enquanto missão a preparar a sua participação, iremos tentar superar-nos e superar todas as dificuldades que eventualmente possam surgir", declara.

Já sobre a polémica em torno dos Jogos Olímpicos e de possíveis complicações na realização do evento, José Garcia prefere jogar à defesa: "Temos a garantia, seja do COI ou do Comité Organizador, de que os prazos estão a ser cumpridos e que os Jogos não estão a ser postos em causa. Esperemos que nada se altere e que os Jogos decorram com a normalidade que se espera. São uns Jogos com um significado especial por se falar em português."

Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro vão decorrer entre 5 e 21 de agosto.