As forças de segurança inglesas estão a preparar ao pormenor a operação para os próximos Jogos Olímpicos de Londres.

Agentes da polícia e oficiais da marinha e do exército desdobram-se já em exercícios de prevenção e simulacros, a fim de estar em condições de responder a possíveis ameaças terroristas, entre outros potenciais grupos de risco.

O coordenador de segurança nacional para os Jogos, Chris Allison, explicou à AFP os principais alvos da organização no que toca às questões de segurança. «Existem três áreas de risco para os Jogos Olímpicos que estanos a considerar na nossa operação. A primeira é a ameaça de terrorismo. muito trabalho tem sido feito para tentar derrotar essa ameaça. Há também o risco de crime organizado, sobretudo nas fraudes e contrafação de bilhetes, etc. O terceiro risco deriva de protestos», avisou.

Numa manobra para a imprensa, as várias forças de segurança testaram diferentes exercícios no rio Tamisa, vincando a tónica na coordenação de equipas.

«O grande objetivo da nossa operação é tentar deter os terroristas e todos aqueles que queiram prejudicar Londres'2012», acrescentou Chris Allison. 

Os próximos Jogos Olímpicos decorrem na capital inglesa entre 27 de julho e 12 de agosto.