As canoístas Teresa Portela, Joana Vasconcelos, Beatriz Gomes e Helena Rodrigues alcançaram hoje a sua melhor classificação de sempre a nível mundial em K4 500, ao terminarem em sexto lugar nos Jogos Olímpicos Londres2012.
O K4 feminino, que tinha garantido a qualificação direta a para a final A, conseguiu igualar no complexo de Eton Dorney, Windsor, aquele que era até hoje o melhor resultado da canoagem portuguesa em Jogos Olímpicos – o de José Garcia em Barcelona1992 – e que foi suplantado com a medalha de prata Fernando Pimenta e Emanuel Silva em K2 1.000.
O quarteto português concluiu a prova em 1.33,453 minutos, a mais de dois segundos da medalha de bronze, conquistada pelo K4 da Bielorrússia. Os lugares mais altos do pódio, como era previsível, foram discutidos pela Alemanha e a Hungria, que conquistou o ouro com quase meio segundo de vantagem
«Este é o nosso melhor resultado de sempre. É claro que, quando se está numa final, pode-se disputar todos os lugares e nós estivemos lá para fazer isso», disse Joana Vasconcelos, reconhecendo que a conquista de uma medalha também passou pela cabeça da equipa feminina.
O K4 português fez uma prova em crescendo, já que aos 250 metros ocupava o oitavo e último lugar e garantiu a sexta posição nos instantes finais, com seis milésimos de segundo avanço sobre a Rússia.
«Temos sido muito regulares em Mundiais e Europeus. Temos estado sempre a meio da tabela de uma final, queríamos muito estar na final para poder disputar todos os lugares e sinto que o sexto lugar é bom, é o nosso lugar e lutámos muito por ele. Foi uma prova muito disputada e só nos podemos orgulhar do que fizemos», afirmou Teresa Portela.
Apesar de a canoagem ter produzido os melhores resultados da delegação portuguesa, com uma medalha e dois diplomas, Beatriz Gomes reconhece que «a modalidade pode estar em alta, mas dizer-se que é o desporto de Portugal, não», porque «todos os atletas vieram para dar o melhor e estão de parabéns independentemente das classificações».