Vanessa Fernandes, medalha de prata no triatlo em Pequim2008, mostrou-se esta quarta-feira confiante na prestação dos atletas portugueses nos Jogos Olímpicos Londres2012, considerando que «não vão desiludir».

Em declarações aos jornalistas em Lamego, onde em setembro vai ser madrinha da III Marcha e Corrida Mulher Duriense, Vanessa Fernandes disse acreditar que todos os atletas «vão dar o melhor» na capital inglesa.

«Já tive duas vezes a experiência, dei o meu melhor e agarrei-me com toda a força. E sei que qualquer um deles vai fazer isso, qualquer um», sublinhou.

Na opinião da atleta de 26 anos, que tem estado afastada da alta competição por motivos pessoais e vai falhar estes Jogos Olímpicos, «sente-se a energia dos atletas e o querer fazer bem» e é isso que acontecerá em Londres.

«Não vão desiludir ninguém. Vão fazer apenas aquilo que sabem e para o qual trabalharam, que é dar o máximo, fazer o melhor», referiu, considerando que só o facto de estarem a participar nos Jogos Olímpicos vai fazer com que se entreguem «de corpo e alta».

Vanessa Fernandes disse que, apesar de estar afastada das competições, considera importante continuar a lutar para desenvolver «princípios, valores e dinâmica desportiva» e que, por isso, está disponível para iniciativas como a que se vai realizar em Lamego.

«Para além de tudo o que ganhei até hoje e das medalhas olímpicas, há o meu outro lado, que é a atitude que devo ter perante o desporto e perante a sociedade», afirmou.

Na sua opinião, os atletas podem até ter muitas medalhas mas, sem este «outro lado», acabam por ficar com a sua vida «um pouco vazia».

«Isso, para mim, é algo que é chave para a minha consistência, para o meu preenchimento», admitiu.

Apesar de não esconder que a alta competição é a sua paixão, Vanessa Fernandes disse ser ainda cedo para falar de um regresso, por estar numa «outra fase» da sua vida.

«Dizer que vou começar a competir daqui por um ano, dois anos, é estar a dizer coisas completamente no escuro. Nem posso estar a dizer que estou a preparar-me para algo neste momento, porque não estou, apenas estou a consolidar-me e à minha vida», acrescentou.