O ginasta Gabriel Albuquerque disse hoje que sonha com uma medalha e acredita que se encontra entre os cinco melhores do mundo, mas, aos 18 anos, pretende sobretudo desfrutar da experiência nos Jogos Olímpicos Paris2024.

“Tenho de ir fase a fase. Obviamente que quero ganhar uma medalha, mas primeiro tenho as preliminares e terei de passar à final. Depois é que posso ter a oportunidade de ganhar uma medalha. Uma boa prestação é sair de lá a querer voltar outra vez, feliz pelo que fiz lá dentro e orgulhoso por representar bem o meu país”, afirmou à agência Lusa.

Em estreia absoluta no maior evento desportivo do mundo, o ginasta de trampolins diz que é difícil descrever as sensações que lhe passam pela cabeça por disputar a prova.

“É o período mais importante para qualquer desportista de qualquer modalidade de alta competição. Tento manter-me calmo e ficar mais comigo mesmo, tranquilo, sem me excitar muito, pois estou um bocado excitado para ir para Paris. É um orgulho fazer parte da equipa. A única coisa que quero é ter uma boa prestação e desfrutar”, frisou.

O quarto lugar obtido nos Mundiais deste ano deixa Gabriel Albuquerque com maior motivação e perspetivas de um bom resultado, sendo ainda o mais novo na comitiva de 73 portugueses que vão estar nos Jogos Olímpicos, entre sexta-feira e 11 de agosto.

“Gosto muito de bater recordes e apetecia-me muito bater o recorde da pessoa mais nova a fazer feitos incríveis. Não sei se já alguém fez com 18 anos, mas gostava muito. Ser o mais novo só dá mais motivação para estar cá nas próximas edições”, sublinhou.

Para além da sua competição, Gabriel Albuquerque deseja ainda “ver outras coisas e experienciar o momento incrível que é estar nos Jogos Olímpicos”, desfrutando disso, após ser espetador assíduo desde criança, quando via pela televisão junto da família.

A prova masculina de trampolins decorre no dia 02 de agosto, com a qualificação pelas 17:00 (16:00 em Lisboa), seguida pela final às 18:50 (17:50), na Arena Bercy, em Paris.