Vasco Vilaça e Ricardo Batista fizeram os portugueses sonhar até ao último segundo e conseguiram conquistar na prova de triatlo dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 o quinto e o sexto lugar, respetivamente.
Alex Yee, do Reino Unido, no sprint final conquistou a medalha de ouro, com uma prova em 1:43:33s, com Hayden Wilde, da Nova Zelândia, na prata e Bergere a trazer o bronze para casa.
Vasco Vilaça e Ricardo Batista conquistam diplomas olímpicos para Portugal no triatlo
Foi uma grande recuperação aquela a que Vasco Vilaça fez nos 10km de corrida ao conseguir passar de 14.º para quinto e a igualar a melhor posição de sempre de um português nos Jogos Olímpicos, que pertencia a João Pereira no Rio2016. Os dois portugueses conseguiram terminar a 23s e a 25s, respetivamente, do medalhista de ouro na prova de triatlo.
Os atletas lusos tiveram sempre na luta depois de na natação Vasco Vilaça sair na 26.ª posição, com Ricardo Batista muito perto, no 28.º lugar, com os dois portugueses a 53 segundos e um minuto, respetivamente, do italiano Alessio Crociani que saiu na frente.
Por sua vez, no ciclismo os dois portugueses passaram grande parte da prova a liderar o segundo pelotão que seguia na perseguição até conseguirem juntar-se ao grupo da frente passando para apenas um grupo com cerca de 32 atletas que seguiram juntos a lutar pelas medalhas até... Alex Yee e Hayden Willde começarem a deslocar dos grupos que se iam formando na prova.
Os dois triatletas portugueses, que ficaram a 13 e 15 segundos, respetivamente, da medalha de bronze, garantiram mais dois diplomas para Portugal (posições entre o quarto e o oitavo), depois de Nelson Oliveira ter sido sétimo no contrarrelógio e a atiradora Maria Inês Barros ter assegurado hoje um dos primeiros oito lugares na qualificação do fosso olímpico.
Comentários