O futebolista Paulo Henrique, do Paços de Ferreira, assumiu-se hoje orgulhoso por ser o segundo açoriano a participar em Jogos Olímpicos, depois do judoca Fernando Costa Matos, em Tóquio1964. “É um sentimento de muito orgulho por ser o segundo açoriano a marcar presença numa edição dos Jogos Olímpicos. É também importante lembrar que o Pedro Pauleta, que é um ícone dos Açores, faz parte da seleção como chefe de comitiva”, afirmou o defesa, natural de Fenais da Luz, em São Miguel.
O jogador dos pacenses não integrou lista inicial de 17 convocados, mas foi chamado, ainda na quinta-feira, pelo selecionador Rui Jorge para completar a equipa das ‘quinas’. “Recebi a notícia com muito orgulho e muita felicidade. Informei todos os meus familiares com uma felicidade enorme e estou a gostar imenso de poder dar o meu máximo ao serviço da seleção nacional”, sublinhou.
Na terça-feira, em declarações à agência Lusa, o diretor regional do desporto dos Açores, António Gomes, destacou a presença de vários atletas do arquipélago na luta pelo apuramento olímpico. "Tivemos atletas até à última hora a lutar pelo acesso à representação de Portugal nos Jogos Olímpicos Rio2016, situação que já há uns anos não ocorria na Região", recorda António Gomes, aludindo aos judocas Nuno Carvalho e Carlos Luz, ao velejador Rui Silveira e ao futebolista do Sporting Iuri Medeiros, que estava pré-convocado por Rui Jorge.
Em 1964, na estreia açoriana em Jogos Olímpicos, o judoca Fernando Costa Matos não foi além da primeira ronda na competição de -80 kg.
“Cada vez mais sobressaem os atletas de qualidade nos Açores. Fala-se muito na mentalidade açoriana e já se conseguem ver resultados do trabalho que está a ser feito”, frisou Paulo Henrique.
Comentários