O treinador Mark Emke disse hoje acreditar que a dupla de remadores portugueses Nuno Mendes/Pedro Fraga pode conquistar uma medalha na final de sábado de double scull peso ligeiro (LM2x) dos Jogos Olímpicos Londres2012.
«Estamos na final e todos têm a hipótese de ganhar uma medalha. Vai ser muito disputado, mas se tivermos um bom dia e num bom momento quem sabe...», afirmou Emke à agência Lusa, logo após a conquista do terceiro lugar nas meias-finais, que deu a qualificação para a final.
A dupla não começou bem a segunda meia-final, passou os primeiros 500 metros na quinta posição, chegou aos 1500 em sexto e último, mas uma espetacular ponta final acabou por carimbar o passaporte para a final, com o tempo de 6.37,99 minutos.
«Foi uma super corrida. A corrida perfeita. Não tiveram um bom começo, aguentaram bem, mas no final, nos últimos momentos, eu vi aquilo acontecer. Quando vão para o ‘sprint’ a qualidade está lá, só precisam de continuar os dois juntos e são capaz de ser muito rápidos nos últimos momentos», explicou o técnico.
O holandês sublinhou ainda a «motivação» que a dupla encontrou nas eliminatórias, depois de uma época que nem sempre correu da melhor forma, mas agora o «feeling» de matador está lá e as medalhas não são uma miragem.
«Sabíamos que ia ser duro. Não tivemos uma temporada muito boa até agora, mas tivemos uma boa prova nas qualificações, ganhámos muita confiança e isso deu-nos esta corrida. Ficámos com a sensação: se fizermos o mesmo podemos matá-los a todos», rematou.
A dupla conseguiu para já melhorar o oitavo lugar de Pequim2008, curiosamente numa segunda meia-final que hoje foi ganha precisamente pelos atuais campeões olímpicos, os britânicos Zac Purchase e Mark Hunter, com 6.36,62 minutos.
Na outra meia-final, a vitória foi para os dinamarqueses Mads Rasmussen e Rasmus Quist, com 6.33,25 minutos, seguidos dos neo-zelandeses Storm Uru e Peter Taylor, 6.36,71, sétimos em Pequim2008.
O complexo de Eton Dorney, em Windsor, a 40 quilómetros de Londres, apresentou hoje uma moldura de público assinalável, com 25.000 espetadores a assistirem às provas, apesar do céu muito nublado a ameaçar chuviscos.
Comentários