O presidente do Comité Paralímpico de Portugal (CPP) convidou esta sexta-feira o Presidente da República a marcar presença nos Jogos Paralímpicos Rio2016 e explicou a Marcelo Rebelo de Sousa como está a decorrer a preparação lusa para a competição.

“Não ficou confirmada a presença [do Presidente da República], mas houve uma total disponibilidade em colaborar numa representação institucional”, afirmou Humberto Santos à saída da audiência, que durou pouco mais de meia hora.

O presidente do CPP disse também ter convidado Marcelo Rebelo de Sousa a marcar presença no Dia Paralímpico, que decorrerá a 14 de maio, em Lisboa.

Humberto Santos disse ter expressado ao Presidente da Republica “a forma como está a decorrer o processo de preparação para os Jogos Rio2016”, que decorrem entre 07 e 18 de setembro.

O presidente do CPP admitiu ter falado sobre “as expetativas portuguesas” no Rio2016, mas garantiu que não foi feita qualquer quantificação no que se refere a medalhas.

Humberto Santos referiu ainda que durante a conversa foi também abordada “de forma muito genérica” a preparação para os Jogos Paralímpicos Tóquio2020.

Portugal tem já garantida a participação em sete modalidades nos Jogos Rio2018: equitação, atletismo, boccia, ciclismo, judo, natação e tiro.

O número de modalidades pode ainda aumentar, caso Portugal consiga apurar-se no remo, no Campeonato do Mundo a realizar em maio.

Nos Jogos Paralímpicos Londres2012, Portugal esteve representado em cinco modalidades e quatro anos antes, em Pequim, em sete modalidades.