Quase metade dos franceses, mais concretamente 47%, revelam-se indiferentes à realização dos Jogos olímpicos Paris2024, enquanto somente 26% estão entusiasmados com o evento que principia em dois anos.

Segundo uma sondagem revelada pelo diário Le Parisien, 19% dos inquiridos estão mesmo “preocupados” com a realização dos Jogos na capital gaulesa, enquanto 9% se assume “impaciente” pelo maior evento desportivo do planeta.

O estudo de opinião foi revelado no dia em que decorreu uma reunião interministerial, liderada pelo presidente francês, Emmanuel Macron, com o comité organizador, na qual foi decidido que os bilhetes para o evento serão unicamente eletrónicos, para evitar falsificações em papel e consequentes problemas de segurança.

O caos vivido em 28 de maio na final da Liga dos Campeões, entre Real Madrid e Liverpool, no Stade de France, em Saint-Denis, resultante de milhares de adeptos com bilhetes falsos, não atemoriza os gauleses, já que 66% entendem que a segurança está garantida, incluindo no estádio.

A cerimónia de abertura vai decorrer, de forma inédita, em espaço aberto fora do estádio olímpico, nomeadamente no rio Sena, em cujas margens se esperam mais de 600.000 pessoas, num desafio de segurança aprovado por 65% dos franceses.

Para o efeito, o governo anunciou que, diariamente, vai alocar 7.000 a 11.000 polícias aos Jogos Olímpicos – serão mais na cerimónia de abertura -, além de outros 17.000 agentes de segurança privados.

Para ter os recintos sempre cheios, foi decidido que metade dos bilhetes para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos vai custar menos de 50 euros, sendo que somente 8% dos mesmos custará mais de 200 euros.

Os 10 milhões de bilhetes começarão a ser vendidos, por fases, a partir de dezembro próximo, sendo que um milhão terá o preço simbólico de 24 euros.

O governo garantiu que os Jogos Olímpicos não vão acarretar derrapagens financeiras, contudo 40% da população teme um aumento de impostos para pagar o evento.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.