A saúde dos atletas espanhóis que vão participar nos Jogos Olímpicos Rio2016, nomeadamente ao nível de doenças tropicais e infeções pelo vírus Zika, vai ser monitorizada através de uma aplicação móvel.
Os presidentes do Comité Olímpico Espanhol e da Fundação Bancária La Caixa assinaram hoje um acordo para o desenvolvimento da aplicação, que ainda se encontra numa fase piloto.
O principal objetivo da aplicação, criada por duas unidades de saúde de Barcelona, é que todos os elementos recebam informação rápida sobre o risco de infeção por Zika.
O projeto terá em permanência um canal de comunicação entre médicos da delegação espanhola e peritos em medicina tropical do hospital Clínic de Barcelona.
Desde o final de 2015, o Brasil tem sido afetado pelo vírus Zika, transmitido por um mosquito, que se suspeita ser a causa de numerosos casos de deformações congénitas em bebés, cujas mães foram contaminadas durante a gravidez.
No início de junho, um grupo de 150 especialistas em saúde pública pediu o adiamento dos Jogos Olímpicos ou a mudança de local, para evitar a propagação da doença para todo o mundo.
O Brasil recebe os Jogos Olímpicos entre 05 e 21 de agosto e os Jogos Paralímpicos de 07 a 18 de setembro.
Comentários