A olímpica Teresa Portela enfrenta os Europeus de canoagem da Croácia interessada em testar a sua forma frente a boa parte das rivais em Londres2012, bem como empenhada em recuperar a confiança que cinco semanas de paragem abalaram.

«Em K1, também existem boas atletas fora da Europa, e sei que tenho de contar com algumas, mas claro que a Europa alberga a maior parte das canoistas com bom nível, por isso, em Zagreb (21 a 24 de Junho), será um bom teste» disse à agência Lusa.

A dois meses da competição mais aguardada, os Jogos Olímpicos a canoista do Benfica recupera ânimo depois de problemas de saúde.

«Já reencontrei a confiança que estava um pouco perdida, depois de cinco semanas complicadas. Agora tive 15 dias de estágio, que considero positivos. Foram mais estáveis, tenho treinado bem, sinto-me melhor. Espero chegar bem ao Europeu e ganhar mais confiança».

Tal como para a restante seleção de canoagem, a melhor canoista portuguesa de sempre assume que o campeonato da Europa constitui um mero “controlo” para Londres2012.

«Ainda por cima, fica a faltar pouco tempo, apenas mês e meio. Depois será só aperfeiçoar pormenores», disse.

Nestes europeus, a seleção privilegia o K4 500, composto ainda por Helena Rodrigues, Joana Vasconcelos e Beatriz Gomes, pelo que, face aos horários apertados do evento, que dificultam outras participações lusas na mesma distância, Teresa Portela vai fazer “apenas” mais o K1 200. Em Londres, competirá igualmente nos 500.

«Mais importante do que fazer muitas provas é tentar perceber o que podemos melhorar para os Jogos Olímpicos», sublinhou, já totalmente focada no maior objetivo dos últimos anos.