O remador olímpico Afonso Costa e as jovens Patrícia Batista e Bruna Parente são os representantes de Portugal no Troféu Filippi Beach Sprint, composto por quatro etapas, em Itália, a primeira a decorrer no fim de semana em Palermo.

Na competição que se vai estrear em Jogos Olímpicos em Los Angeles2028, Afonso Costa, que participou em Tóquio2020, e Patrícia Batista vão juntar-se em equipa mista (CMix2x), enquanto Bruna Parente vai fazer a prova single (CW1x).

“Nesta nova disciplina, ainda não há Taças do Mundo ou provas de referência internacional, pelo que este é um bom evento para testarmos o que estamos a treinar em casa. É uma prova que encaixa muito bem na nossa planificação, com períodos de treino mais técnicos alternados com fins de semana competitivos de alta carga de intensidade”, explicou à Lusa Pedro Fraga, selecionador português de beach sprint.

A modalidade double-scull pesos ligeiros terminou em Paris2024 e deu lugar ao beach sprint, no qual cada eliminatória junta dois remadores que partem da areia da praia rumo ao barco, com o qual cumprem um trajeto de 250 metros no mar até uma boia, que contornam, para cumprir a mesma distância no regresso antes de deixar a embarcação e correr para a meta.

“Vamos tentar fazer as quatro etapas. É uma modalidade nova, com muita especificidade técnica, com competição ‘mano a mano’ propícia a embates, quedas… É muito importante ganharmos esta experiência internacional”, completou o técnico.

Fraga confia na sua capacidade da equipa mista para “atingir o pódio”, qualidade que também aponta a Bruna Parente, neste caso na sua estreia internacional nesta vertente.

A competição, composta por quatro etapas, prossegue entre 02 e 04 de maio em Lazise, 23 e 25 do mesmo mês em Taranto, e entre 06 e 08 de junho em Marina di Castagneto.

Os vencedores finais de cada uma das categorias olímpicas em competição recebe 20.000 euros em prémio.